Osvaldo Pilotto das Arábias e a Geometria para ensinar na Escola Normal de Curitiba (década de 1920)

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n34.p92-104.id264

Palavras-chave:

Osvaldo Pilotto, Escola Normal de Curitiba, Saberes Geométricos

Resumo

O presente artigo procura analisar processos e dinâmicas de constituição dos saberes da matemática a ensinar e da matemática para ensinar na Escola Normal de Curitiba (PR) na década de 1920. Neste contexto, considera-se Osvaldo Pilotto, personagem que possui participação efetiva no ensino e na formação de professores primários. Orienta-se pela interrogação “Como saberes para ensinar Geometria se tornaram objetivados na formação de professores primários na década de 1920?” e por meio da mobilização de referenciais teóricos que auxiliam nesta análise (BARBIER, 2014; HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 2017). Constata-se que houve sistematização de novos saberes relacionados ao ensino da Matemática e, mais especificamente, ao ensino de Geometria com a implantação de novas metodologias e a importação de propostas da Argentina.

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2020-08-31
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CAMARA, Alexsandra. Osvaldo Pilotto das Arábias e a Geometria para ensinar na Escola Normal de Curitiba (década de 1920). REMATEC, [s. l.], v. 15, n. 34, p. 92–104, 2020. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n34.p92-104.id264. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/109. Acesso em: 28 abr. 2024.

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Artigos Cientí­ficos