A Expertise de Joaquim José de Araújo na Educação de Alagoas

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DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n34.p158-172.id268

Palavras-chave:

Saber para ensinar, Matemática, Joaquim José de Araújo, Expert, Formação de professores

Resumo

Este artigo investiga em que medida Joaquim José de Araújo esteve ligado às transformações ocorridas na formação dos professores da Escola Normal maceioense nas décadas de 1860 – 1930. O estudo mobilizou diferentes fontes históricas que permitem visualizar as contribuições que circulavam no período investigado e os saberes profissionais adotados nessa formação. As análises revelam que o referido professor, à luz do referencial teórico, trata-se de um provável expert que sistematizou saberes atinente ao ensino dos saberes matemáticos. Tal entendimento está articulado com as definições adotadas nas pesquisas GHEMAT- Brasil e corroborando com o projeto de Wagner Valente A matemática na formação de professores e no ensino: processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1890-1990, aprovado em 2017. Para tanto, analisamos sua principal obra O Compêndio de Pedagogia Prática que tem como referência O Curso Prático de Pedagogia do Diretor da Escola Normal Primária Francesa de Mr. Daligualt, traduzido para a Língua Portuguesa em 1869, uma das poucas obras publicadas no período provincial em Alagoas, marcado estritamente, por um conteúdo pedagógico.  

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2020-08-31
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Como Citar

CAVALCANTI SANTOS, Edlene; CARVALHO, Mercedes. A Expertise de Joaquim José de Araújo na Educação de Alagoas . REMATEC, [s. l.], v. 15, n. 34, p. 158–172, 2020. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n34.p158-172.id268. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/113. Acesso em: 27 abr. 2024.

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