Léa da Cruz Fagundes: Uma expert na formação de professores, em tempos de aprendizagem mediada por tecnologias digitais de informação e comunicação

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n34.p226-242.id272

Palavras-chave:

Formação de professores, Aprendizagem, Construtivismo, Expert

Resumo

Apresenta-se neste texto parte da trajetória de Léa da Cruz Fagundes, professora emérita da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e que, ao longo de mais de 60 anos de atuação como professora, gerou um legado em termos da formação de professores pesquisadores em áreas diversas como Alfabetização em Português, Alfabetização de Surdos, Artes, Psicologia, Ciências, Robótica Educacional, Informática na Educação, Matemática. Com formação básica em Pedagogia e Psicologia, guiou suas pesquisas na busca por compreender os processos de construção de conhecimentos e, nos últimos 40 anos de sua carreira, dedicou-se a investigar as possibilidades de utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação na construção de redes de conhecimento e seus usos na formação de professores e de estudantes da escola básica. Sua atuação como pesquisadora deu-se especialmente junto ao Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC/UFRGS) da Universidade. Por toda a trajetória da professora Léa desde a década de 1950 até a de 2000, a partir da documentação encontrada, ainda em análise, mostramos as possibilidades de considerá-la como expert na formação de professores, quando se pensa em sua atuação no desenvolvimento cognitivo de crianças, mediado pelo uso dos recursos digitais de informação e comunicação.

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Publicado

2020-08-31
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Como Citar

BUENO FISCHER, Maria Cecilia; AZEVEDO BASSO, Marcus Vinicius de. Léa da Cruz Fagundes: Uma expert na formação de professores, em tempos de aprendizagem mediada por tecnologias digitais de informação e comunicação. REMATEC, [s. l.], v. 15, n. 34, p. 226–242, 2020. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n34.p226-242.id272. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/117. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos