Uma reconstrução do antigo instrumento matemático esquadro móvel

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n.p30-47.id501

Palavras-chave:

Reconstrução, Instrumento matemático antigo, Conhecimentos matemáticos, Potencialidades didáticas e pedagógicas

Resumo

Neste trabalho propomos e analisamos a reconstrução do esquadro móvel, um antigo instrumento matemático do século XVI, seguindo de perto as concepções de Saito e Dias (2011, 2013), Saito e Pereira (2019) e Saito (2019). Buscamos mapear os conhecimentos matemáticos que podem ser mobilizados na sua reconstrução e identificar elementos potencialmente didáticos e/ou pedagógicos. Concluímos que o processo de reconstrução nos dá indícios da mobilização de diferentes conhecimentos que estão incorporados no instrumento propiciando a construção de interface entre história e ensino de matemática. Além de fornecer interessantes insights que podem se afigurar como recursos para o desenvolvimento de atividades para o ensino de matemática, a reconstrução demonstrou ser bastante profícua para promover ações que auxiliem o professor a sobrelevar o processo de construção do conhecimento matemático.

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Biografia do Autor

Andressa Cesana, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorado em Educação (PPGE – UFES). Professora do Magistério Superior (DMA – CEUNES – UFES), São Mateus, Espírito Santo, Brasil. Rua Albino Negris, 331, Guriri – Lado Sul, São Mateus, ES, Brasil

Fumikazu Saito, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutor em História da Ciência (PEPG em História da Ciência – PUC-SP) Professor/Pesquisador da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, SP, Brasil.

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2022-03-24
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Como Citar

CESANA, Andressa; SAITO, Fumikazu. Uma reconstrução do antigo instrumento matemático esquadro móvel. REMATEC, [s. l.], v. 17, p. 30–47, 2022. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n.p30-47.id501. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/12. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos