Evasão na educação de jovens e adultos e o processo ensino-aprendizagem na disciplina de matemática

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n0.p01-15.id215

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Evasão, Ensino de Matemática

Resumo

Este artigo apresenta o resultado da investigação realizada no Curso de Qualificação em Auxiliar Administrativo, Proeja, Câmpus Iporá, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. A pesquisa teve como foco investigar se a evasão ocorrida no referido curso estava relacionada, dentre outros fatores, com o ensino de Matemática. A metodologia aplicada foi de natureza qualitativa. O tipo de pesquisa foi o estudo de caso, quanto aos objetivos, exploratória. Realizou-se a coleta de dados por meio de aplicação de questionários semiestruturados e entrevistas com gravação em áudio.  Observou-se nas respostas que a evasão escolar, além das questões de ordem socioeconômicas, tem-se as dificuldades no processo ensino-aprendizagem. Os dados indicaram fatores intra e extraescolares que contribuem na decisão de evasão escolar. A disciplina de Matemática, que é o foco dessa análise, não se confirmou como um fator relevante na decisão do aluno em evadir-se do curso. Identificou-se dificuldades no processo ensino-aprendizagem e falta de formação pedagógica específica para os professores da EJA. Acredita-se que esta pesquisa tem relevância social por abordar a questão da evasão como sendo um termômetro que indica a necessidade de ação política e escolar, para que o sujeito da EJA se aproprie de uma educação emancipadora.

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Publicado

2020-04-30
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Como Citar

COSTA CAMPOS, Elizete; ASSIS PIRES, Luciene Lima de. Evasão na educação de jovens e adultos e o processo ensino-aprendizagem na disciplina de matemática. REMATEC, [s. l.], v. 15, p. 01–15, 2020. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n0.p01-15.id215. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/120. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos