Formação continuada de professores que ensinam matemática: um panorama de ações formativas no Vale do Ipojuca - Agreste Pernambucano

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n0.p284-300.id282

Palavras-chave:

Formação Continuada de professores, Ações formativas, Ensino Fundamental, Ensino de Matemática, Educação Matemática

Resumo

Este artigo traz uma discussão sobre as ações de formação continuada de professores que ensinam Matemática, com base em duas pesquisas de mestrado realizadas nas redes municipais de educação dos dezesseis municípios que constituem o Vale do Ipojuca no Agreste Pernambucano. A primeira pesquisa considerou as ações formativas para professores dos anos finais do Ensino Fundamental no período de 2010 a 2014 e a segunda se interessou pelas ações formativas dos professores que ensinam nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas do campo. As pesquisas se ancoraram nos estudos sobre a formação continuada de professores, inclusive em um estudo realizado no mesmo campo de investigação. Instrumentos de coleta de dados como questionários, entrevistas e análise documental foram utilizados em função da especificidade de cada pesquisa. Os resultados das duas pesquisas têm aproximação com relação aos tipos de ações desenvolvidas pelas próprias redes municipais de ensino, a exemplo de oficinas, seminários e palestras, e outras que são vinculadas aos projetos e programas governamentais. No entanto, o Ensino de Matemática foi menos contemplado nas formações dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental, se comparado com os resultados obtidos com a pesquisa que focou, especificamente, a formação dos professores que atuavam nos anos iniciais em escolas do campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BALDAN, M.; OLIVEIRA, B. A. O dualismo educacional na história da educação brasileira a partir das políticas públicas: quando o crime não abala mais. Cadernos da Pedagogia, Ano 02, Volume 02, Número 04, agosto/dezembro 2008. Disponível em: http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/viewFile/104/61. Acesso em: 30 set. 2020.

BAZZO, V.; SCHEIBE, L. De volta para o futuro... retrocessos na atual política de formação docente. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 27, p. 669-684, set./dez. 2019. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde. Acesso em: dia out. 2020. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v13i27.1038

BARROS, V. N. Ações de formação continuada para professoras(es) dos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas do campo: um olhar para o ensino de Matemática. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea). Caruaru: CAA-UFPE, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36821. Acesso em: dia set. 2020.

BELO JARDIM. Lei nº 1.714de 24 de janeiro de 2008. Dispõe sobre a criação, instituição do Plano Municipal de Educação de Belo Jardim. Belo Jardim, 2008.

BRASIL. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.

BRASIL. Decreto-Lei Nº 7.352, de 5 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília - DF, 1-2 5 nov., 2010. Seção 1, nº. 212.

BRASIL. Programa Nacional de Educação do Campo – PRONACAMPO. Brasília-DF: Ministério da Educação, 2012.

BRASIL. Plano Nacional de Educação (PNE). Ministério da Educação. Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (MEC/SASE). Brasília, 2014a.

BRASIL. Lei N° 13.005/2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, 2014b.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, 2015a.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização. Caderno de Apresentação. Brasília: MEC, SEB, 2015b.

BRASIL. Resolução CNE/CP n º 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília, 2019.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 27 de outubro de 2020. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Brasília, 2020.

CALDART, R. S.; PEREIRA, I. B.; ALENTEJANO, P.; FRIGOTTO, G. (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo. – Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.

CANDAU, V. M. F. Formação Continuada de Professores: Tendências Atuais. In: REALI, A. M. M. R.; MIZUKAMI, M. G. N. Formação de Professores: Tendências Atuais. São Carlos, SP: EdUFSCar, 2003.

CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos (Trad. Ana Cristina Nasser). 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014, p. 295-316.

CARUARU. Projeto Político Pedagógico do Curso de Aperfeiçoamento do Programa Escola da Terra. Segunda Edição. Caruaru: Núcleo de Pesquisa, Extensão e Formação em Educação do Campo – NUPEFEC/CAA/UFPE. 2015.

FERREIRA, A. C. Um olhar retrospectivo sobre a pesquisa brasileira em formação de professores de matemática. In: FIORENTINI, D. Formação de Professores de Matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003. p.19-50.

FIORENTINI, D; CRECCI, V. M. Metassíntese de pesquisas sobre conhecimentos/saberes na formação continuada de professores que ensinam matemática. ZETETIKÉ (ON LINE), v. 25, p. 164-185, 2017. DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v25i1.8647773

GIMONET, J. Praticar e compreender a pedagogia da alternância dos CEFFAs. Petrópolis: Editora Vozes, 2007.

IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Tradução Juliana dos Santos Padilha. Porto Alegre: Artmed, 2010.

JACOBUCCI, D. F. C. A Formação continuada de professores em centros e museus de ciências no Brasil. 2006. 317f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.

LIMA, A. S.; LIMA, I. M. S. Educação Matemática e Educação do Campo: desafios e possibilidades de uma articulação. Em Teia - Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 4, p. 1-10, 2013.

LIMA, I. M. S. A Escola da Terra em Pernambuco: formação continuada de professores(as) do campo. In: HAGE, S. A. M.; SILVA, H. S. A.; ARAÚJO. M. N. C.; FONSECA, J. D. (Org.). Programa Escola da Terra: cartografia da diversidade e complexidade de sua execução no Brasil. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, p. 229-242.

LIMA, I. M. S.; NETO, J. F. S. O que pensam professores que ensinam Matemática na educação básica sobre a formação continuada? Pesquiseduca, v. 4, p. 06-23, 2012.

MOLINA, M.; C.; SÁ, L. M. Escola do Campo. In CALDART, R. S.; PEREIRA, I. B.; ALENTEJANO, P.; FRIGOTTO, G. (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo. – Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012, p. 326-333.

NACARATO, A. M.; PAIVA, M. A. A formação do professor que ensina matemática: estudos e perspectivas a partir das investigações realizadas pelos pesquisadores do GT 7 da SBEM. In: NACARATO, A. M.; PAIVA, M. A. A formação do professor que ensina matemática: perspectivas e pesquisas. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. p.7-26.

PIMENTA, S. G. (org.). Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: Saberes pedagógicos e atividade docente. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002. DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v3i3.50

POÇÃO. Lei nº 609/2011. Aprova o Plano Municipal de Educação 2011 e dá outras providências. Poção, 2011.

SALES, S. M. Ações de Formação Continuada para Professores de Matemática em redes municipais de ensino do Agreste Pernambucano. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica). Recife: CE-UFPE, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18878. Acesso em: 08 set. 2020.

SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. 1998. Tradução: Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

SILVA, J. F. A formação continuada para os professores dos anos iniciais em redes de ensino do Agreste Pernambucano: um olhar sobre as ações voltadas para o ensino da Matemática. 2013. 108f. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Caruaru, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11229. Acesso em: 24 out. 2020.

SILVA NETO, J. F. S. Concepções sobre a formação continuada de professores de Matemática em Alagoas. 2012. 132f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/ 123456789/12621. Acesso em: 03 nov. 2020.

SKOVSMOSE, O. Um convite à educação matemática crítica. Campinas, SP: Papirus, 2014. (Perspectivas em Educação Matemática).

SKOVSMOSE, O. Desafios da reflexão em educação matemática crítica. Papirus, Campinas, São Paulo, 2008.

Downloads

Publicado

2020-04-30
Métricas
  • Visualizações do Artigo 274
  • PDF downloads: 112

Como Citar

SILVA LIMA, Iranete Maria da; MELO SALES, Sivonaldo de; NOEMIA DE BARROS, Viviane. Formação continuada de professores que ensinam matemática: um panorama de ações formativas no Vale do Ipojuca - Agreste Pernambucano . REMATEC, [s. l.], v. 15, p. 284–300, 2020. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n0.p284-300.id282. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/135. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos