mapeamento e reflexões sobre pesquisas brasileiras com o tema comunicação matemática

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n32.p97-117.id206

Palavras-chave:

Comunicação Matemática, Educação Matemática, esquisas em Comunicação Matemática, Mapeamento pesquisas

Resumo

Este artigo tem por objetivo divulgar as pesquisas (dissertações e teses) desenvolvidas com o tema “comunicação matemática”, produzidas em programas de pós-graduação no Brasil e revelar os principais contributos para o estudo do tema. As contribuições estão apresentadas em tópicos: áreas de conhecimento, foco de investigação e categorias/temas. Para selecionar tais pesquisas realizaram-se buscas no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com a intenção de mapear os trabalhos que tratavam da comunicação matemática numa perspectiva de interação social. Apresentam-se, em linhas gerais, os pressupostos para a comunicação matemática na educação básica no âmbito nacional e internacional. Os resultados do mapeamento mostram um aumento no número de pesquisas realizadas com este tema. A maioria das pesquisas se desenvolveu na grande área de conhecimento multidisciplinar, na área de conhecimento da educação e na área de concentração em educação nas ciências. Uma maior quantidade de trabalhos abordou i) ambientes virtuais de aprendizagem e fóruns de discussão e ii) narrativas orais, escritas e linguagem como foco de investigação. E, quanto a categorias e temas, a maioria dos estudos analisados desenvolveu a temática da comunicação e da aprendizagem de alunos.

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Publicado

2019-12-27
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Como Citar

ARAUJO , Angelica Francisca de; ÁGUAS BORRALHO, António Manuel. mapeamento e reflexões sobre pesquisas brasileiras com o tema comunicação matemática. REMATEC, [s. l.], v. 14, n. 32, p. 97–117, 2019. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n32.p97-117.id206. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/155. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos