Aprendizagem geométrica e semiótica na matematização com geogebra: o caso do virabrequim

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n32.p212-230.id213

Palavras-chave:

Aprendizagem geométrica, Matematização, Processos de objetivação, Geogebra, Análise multi-semiótica

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa em andamento, intitulada “Aprendizagem geométrica em torno de ideais presentes na simulação de um motor a dois tempos no Geogebra: um estudo de caso”. Desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará (UFPA). A presente pesquisa tem interesse na aprendizagem geométrica manifestada por um grupo de estudantes da licenciatura integrada em Ciências, Matemática e Idiomas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Instituto em Educação Matemática e Cientifica (IEMCI) e três professores de matemática que participam nas atividades de simulação com Geogebra. Especificamente, nas atividades do momento de matematização feito em torno do virabrequim de um motor a dois tempos. A partir da Teoria da Objetivação, contamos com a noção de aprendizagem em termos de processos Objetivação dos saberes geométricos para descrever como um aluno e dois professores reconhecem objetos geométricos em um desenho do virabrequim para ser construído no Geogebra. Os dados da pesquisa provêm das gravações realizadas nas sessões de trabalho com os alunos e professores quando estas desenvolviam as atividades, particularmente no momento da matematização. Realizamos uma análise multi-semiótica das informações obtidas a partir das transcrições feitas das gravações. Os resultados focam como os alunos movilizam meios semióticos de objetivação para expressar e moldar as ideias geométricas, o qual da conta da aprendizagem deles durante a atividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ARZARELLO, F. Semiosis as a multimodal process. Revista Latinioamericana de Investigación en Matemática Educativa, n. Número Especial sobre Semiótica, Cultura y Pensamiento Matemático, p. 267- 299, 2006.

GÓMEZ, J. La generalización de patrones de secuencias figurales y numéricas: Un estudio de los medios semióticos de objetivación y procesos de objetivación en estudiantes de grado décimo. Tesis de Maestría. Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional, 2013. Disponible en: http://funes.uniandes.edu.co/11109/1/G%C3%B3mez2013La.pdf .

LABORDE, C. CABRI-GEÓMETRA O UNA NUEVA RELACIÓN CON LA GEOMETRÍA. In: PUIG, L. (Ed.). . Investigar y enseñar. Variedades de la educación matemática. Madrid: Una Empresa Docente, 1997. p. 33–48.

LERMAN, S. The function of language in radical constructivism: A vygotskian perspective. In: W. GEESLIN, K. GRAHAM, (Eds.)Proceedings of 16th conference of international group for the psychology of mathematics education. Anais...1992.

MANGHI, D. M. La perspectiva multimodal sobre la comunicación: desafíos y aportes para la enseñanza en el aula. Diálogos educativos, v. 22, p. 3-14, 2011.

MCNEILL, D. Hand and mind: What gestures reveal about thought. Chicago: University of Chicago Press, 1992.

PANTANO, O. Medios semióticos y procesos de objetivación en estudiantes de tercer grado de primaria al resolver tareas de tipo aditivo en los naturales. Tesis de Maestría. Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional, 2014. Disponible en: http://upnblib.pedagogica.edu.co/bitstream/handle/20.500.12209/209/TO-17469.pdf?sequence=1&isAllowed=y .

PRIETO G., J. L.; ORTIZ, J. Saberes necesarios para la gestión del trabajo matemático en la elaboración de simuladores con GeoGebra. Bolema, Rio Claro, v. 33, n. 65, p. 1276-1304, 2019. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v33n65a15. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v33n65a15

RADFORD, L. Elementos de una teoría cultural de la objetivación. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, v. 9, n. Número Especial, p. 103–129, 2006.

RADFORD, L. The evolution of paradigms and perspectives in research. The case of mathematics education. In J. Vallès, D. Álvarez & R. Rickenmann (Eds.), Teacher's activity: Intervention, innovation, research. Girona (Spain). p. 33-49, 2011.

RADFORD, L. Three Key Concepts of the Theory of Objectification: Knowledge, Knowing, and Learning. Journal of Research in Mathematics Education, v. 2, n. 1, p. 7–44, 2013.

RADFORD, L. On the role of representations and artefacts in knowing and learning. Educational Studies in Mathematics, v. 85, n. 3, p. 405–422, 2014b.

RADFORD, L. Ser , Subjetividad y Alienación. In: D’AMORE, B.; RADFORD, L. (Eds.). . Enseñanza y aprendizaje de las matemáticas: problemas semióticos, epistemológicos y prácticos. 1. ed. Bogota, Colombia: Universidad Distrital Francisco José de Caldas, 2017. p. 137–165.

RADFORD, L. Algunos desafíos encontrados en la elaboración de la teoría de la objetivación. PNA, v. 12, n. 2, p. 61–79, 2018.

RADFORD, L. Gestures, speech, and the sprouting of signs: A semiotic-cultural approach to students’ types of generalization. Mathematical Thinking and Learning, v. 51, n. 1, p. 37-70, 2003. DOI: https://doi.org/10.1207/S15327833MTL0501_02

RADFORD, L. Elementos de uma teoria cultural de la objetivación. Revista Latinoamericana de Investigación em Matemática Educativa. v. 9, n. Número Especial, p. 103-129, 2006.

RADFORD, L. Elementary forms of algebraic thinking in Young students. In: M. F. PINTO,; T. F. KAWASAKI (Eds.). Proceedings of the 34th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics, Belo Horizonte, Brasil, v. 4, p. 73-80, 2010

RADFORD, L. The evolution of paradigms and perspectives in research. The case of mathematics education. In J. VALLÈS; D. ÁLVAREZ; R. RICKENMANN (Eds.). Teacher’s activity: Intervention, innovation, research. Girona (Spain), p. 33-49, 2011.

RADFORD, L. Three Key Concepts of the Theory of Objectification: Knowledge, Knowing, and Learning. Journal of Research in Mathematics Education jornal of Reseach in Mathematics Education, v. 2, n.1, p. 7-44, 2013.

RADFORD, L. On the role of representations and artefacts in knowing and learning. Educational Studies in Mathematics, v. 85, n. 3, p. 405-422, 2014. DOI: https://doi.org/10.1007/s10649-013-9527-x

RADFORD, L. Methodological aspects of the theory of objectification. Revista Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, n. 18, 547−567, 2015.

RADFORD, L. Ser, Sujetividad y Alienación. In: D’AMORE, B; RADFORD, L. (Eds.). Enseñanza y aprendizaje de las matemáticas: problemas semióticos, espistemologicos y prácticos. Bogota, Colombia: Universidad Distrial Francisco José de Caldas, 2017, p. 137-165.

RADFORD, L. Algunos desafios encontrados en la elaboración de la teoria de la objetivación. PNA, v. 12, n. 2, p. 61-79, 2018. DOI: https://doi.org/10.30827/pna.v12i2.6965

RADFORD, L.; EDWARDS, L.; ARZARELLO, F. Beyond words. Educational Studies in Mathematics, v. 70, n. 3, p. 91-95, 2009. DOI: https://doi.org/10.1007/s10649-008-9172-y

SABENA, C.; ROBUTTI, O.; FERRARA, F.; ARZARELLO, F. The development of a semiotic frame to analyse teaching and learning processes: Examples in preand post-algebraic contexts. En L. COULANGE, J-P.; DROUHARD, J-L.; DORIER; A. ROBERt (Eds.), Recherches en Didactique des Mathématiques, Numéro spécial hors-série, Enseignement de l'algèbre élémentaire: bilan et perspectives. Grenoble: La Pensée Sauvage, 2012, p. 231−245.

Downloads

Publicado

2019-12-27
Métricas
  • Visualizações do Artigo 132
  • PDF downloads: 54

Como Citar

SÁNCHEZ S., Ivonne C.; BRANDEMBERG QUARESMA, João Cláudio. Aprendizagem geométrica e semiótica na matematização com geogebra: o caso do virabrequim. REMATEC, [s. l.], v. 14, n. 32, p. 212–230, 2019. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n32.p212-230.id213. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/162. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)