Formação Continuada e Permanente de Professores: Emancipação Coletiva das Práticas Pedagógicas Alienantes

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n39.p01-18.id493

Palavras-chave:

Formação de professores, Ensino de Ciências, Teoria da Objetivação

Resumo

O objetivo deste trabalho é oferecer uma reflexão sobre o processo de emancipação coletiva das práticas pedagógicas alienantes de um grupo de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública. Trata-se de recorte de uma pesquisa-formação de base materialista dialética, fundamentada na Teoria da Objetivação (TO). Os resultados foram obtidos a partir das análises das interações e ações de seis professoras que apresentaram, no início da pesquisa-formação, uma prática pedagógica com foco na transmissão de informação e no individualismo, identificadas como práticas alienantes, de acordo com a TO. As análises evidenciaram a produção de novas subjetividades, materializadas nas reflexões críticas realizadas pelas professoras sobre suas práticas pedagógicas e indícios de um processo de mudança na consciência dessas professoras. Tais análises sugerem que a proposta formativa realizada, com base nos pressupostos da TO, possibilitou o desencadeamento do processo de emancipação coletiva dessas práticas pedagógicas alienantes.

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Biografia do Autor

Dirce Cristiane Camilotti, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professora Mediadora de Tecnologias Educacionais na Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS)

Shirley Takeco Gobara, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Didática de Disciplinas Cientificas pela Universidade Claude- Bernard-Lyon1. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

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2021-12-02
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Como Citar

CAMILOTTI, Dirce Cristiane; GOBARA, Shirley Takeco. Formação Continuada e Permanente de Professores: Emancipação Coletiva das Práticas Pedagógicas Alienantes. REMATEC, [s. l.], v. 16, n. 39, p. 01–18, 2021. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n39.p01-18.id493. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/22. Acesso em: 12 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos