Matemática ensinada: um estudo nos cadernos da escola Vera Cruz (1960- 1990)

Autores

  • Denise Medina França Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Lucilia Bechara Sanchez Escola Vera Cruz Tal

Palavras-chave:

Ensino primário, História da educação matemática, Cadernos escolares

Resumo

Tratamos nesse trabalho sobre a matemática ensina na escola Vera Cruz Vera Cruz (SP    1970/1990), instituição que durante a década de 1970 atuou como polo de formação de professores em novas metodologias baseada nos estudos de Zoltan Dienes. Temos como principal objetivo analisar os saberes matemáticos presentes no conjunto de cadernos das séries iniciais. Ancorado em estudos da história da educação e da história cultural, essa análise tem como norte a questão: o que revela o conjunto de cadernos sobre a matemática ensinada nas séries iniciais da Escola Vera Cruz (1970-1990)? Concluímos que, influenciados pela Psicologia Cognitiva e o Estruturalismo, o ensino passou a explorar a Matemática como estrutura única, procurando desenvolver uma nova metodologia e, consequentemente, outra organização da matemática escolar, baseada na exploração de estruturas matemáticas simples, participação do aluno, utilização de material concreto estruturado e respeito aos tempos e espaços necessários para a construção dos conceitos, abstrações, generalizações e da axiomatização. Logo, era necessário ao professor além de entender a nova abordagem, elaborar uma metodologia adequada à especificidade  do  ensino  nas  séries  iniciais,  com  maior  atenção  às  atividades  que  precediam as abstrações e generalizações, objetivando a emancipação e autonomia do aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2017-04-09
Métricas
  • Visualizações do Artigo 68
  • PDF downloads: 17

Como Citar

MEDINA FRANÇA , Denise; SANCHEZ, Lucilia Bechara. Matemática ensinada: um estudo nos cadernos da escola Vera Cruz (1960- 1990). REMATEC, [s. l.], v. 12, n. 24, 2017. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/253. Acesso em: 7 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos