Princípios epistemológicos e socioculturais para a Formação de professores de Matemática

Autores

  • Lino Verdial do Rosário Universidade Nacional de Timor

Palavras-chave:

Formação de professores, educação matemática, prática epistemológicas, práticas docentes, cultura e etnomatemática

Resumo

O presente artigo apresenta uma pesquisa sobre a formação de professores de matemática considerando princípios epistemológicos e socioculturais subjacentes às proposições   científico     pedagógicas de Freire  io  (1996,  1998,  1999,  2004,  2006), concernentes a como professores de matemática deveriam exercer seu profissionalismo nas práticas de sala de aula. À luz da educação matemática crítica, busco compreender o ensino envolvido com atividades culturais que é importante para adquirir novos conhecimentos epistemológicos além das experiências criadas na sociedade, sobretudo em relação aos saberes docentes: Saber disciplinas, saber conteúdos, saber fazer, saber ser e saber conviver num determinado contexto sociocultural. Busco articular os saberes culturais epistemológicos desenvolvidos/construídos no ensino e na aprendizagem baseados nas experiências, vivencias e práticas proporcionadas por professores. Nesta perspectiva, o olhar dos autores contribui para a formação de professores de matemática que devem buscar uma forma de organização pedagógica e espaços institucionais que favoreçam a constituição de competências docentes que são requeridas para ensinar e para aprender.

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Publicado

2017-04-09
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Como Citar

ROSÁRIO, Lino Verdial do. Princípios epistemológicos e socioculturais para a Formação de professores de Matemática. REMATEC, [s. l.], v. 12, n. 24, 2017. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/259. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos