ALGUNS APORTES TEÓRICOS DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE EM UMA PERSPECTIVA CATÁSTRÓFICA (2DPC)

Autores

  • Emerson Batista Gomes Universidade do Estado do Pará
  • Dario Fiorentini Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

formação docente, aprendizagem docente, desenvolvimento profissional, catástrofe

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar e discutir alguns aportes teóricos para o estudo do Desenvolvimento Profissional Docente em uma Perspectiva Catastrófica (2DPC). Esses aportes foram  construídos  a  partir  de  uma  pesquisa  em  nível  doutoral  que  investigou  os  percursos formativos de seis professores de matemática, em formação inicial, durante suas participações em um projeto de iniciação à docência, em um contexto de experiências colaborativas no interior da Amazônia paraense. A pesquisa em tela, desenvolvida sob uma abordagem qualitativa, buscou por evidências de aprendizagem docente, as quais possibilitaram a construção de tipologias de aprendizagem tomadas por eixos de análise do processo de formação e de desenvolvimento profissional dos sujeitos envolvidos. Além disso, esta pesquisa subsidiou a construção de um modelo heurístico para o 2DPC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2016-03-16
Métricas
  • Visualizações do Artigo 76
  • PDF downloads: 36

Como Citar

BATISTA GOMES, Emerson; FIORENTINI, Dario. ALGUNS APORTES TEÓRICOS DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE EM UMA PERSPECTIVA CATÁSTRÓFICA (2DPC). REMATEC, [s. l.], v. 10, n. 19, 2016. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/304. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos