História da Matemática em alianças com Tecnologias Digitais

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n44.pe2023005.id510

Palavras-chave:

Alianças, História da Matemática, Tecnologias Digitais, Tendência em Educação Matemática, Práticas

Resumo

Ao longo dos anos, várias pesquisas no âmbito da educação matemática vêm se configurando como tendências em prol do fomento da área. Dentre tais estão a História da Matemática (HM) e as Tecnologias Digitais (TD). Estas, por sua vez, atestam argumentos favoráveis e questionadores ao uso em sala de aula, de modo a delinear caminhos que se aliem a produção de conhecimento alvitrado pela arte de ensinar e aprender matemática. Tomando como postas as contribuições de ambas as tendências, emergem as indagações: seria possível alia-las em prol da educação matemática? Surgiria assim uma nova tendência? Tendo em vista esses questionamentos, surge a proposta de aliança entre HM e TD, tema central do presente artigo que almeja apresentar ao leitor a constituição deste campo, incluindo o delineio da aliança, breve história, elementos norteadores, fundamentos, produtos gerados e atividades práticas, de modo a exemplificar sua implementação, bem como, discutir sobre desdobramentos futuros.

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Biografia do Autor

Giselle Costa de Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Possui graduação em Matemática - licenciatura e bacharelado - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte . Além disso, Mestrado e Doutorado em Educação pela mesma instituição, na linha de pesquisa em Educação Matemática. Concluiu o curso de técnico em Estradas pela ETFRN, hoje IFRN. Atualmente é professora associada do Departamento de Matemática e vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECM) da UFRN. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Aliança entre História da Matemática e Tecnologias Digitais, História da Matemática, Tecnologias, GeoGebra, Cálculo, Lógica e George Boole. Atuou como professora convidada no Instituto de Formação Superior Presidente Kennedy - IFESP (RN). Foi professora da rede básica de ensino do município de Natal (RN), do município de São Gonçalo do Amarante (RN) e da rede privada de ensino de Natal. Foi coordenadora do PIBID de Matemática da UFRN/Natal. É docente orientadora da Residência Pedagógica de Matemática Natal/UFRN.

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2023-08-01
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Como Citar

SOUSA, Giselle Costa de. História da Matemática em alianças com Tecnologias Digitais. REMATEC, [s. l.], v. 18, n. 44, p. e2023005, 2023. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n44.pe2023005.id510. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/510. Acesso em: 1 maio. 2024.