Processos de Subjetivação em torno da escrita da obra Ex Ludis Rerum Mathematicarum de Leon Battista Alberti

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n39.p185-205.id494

Palavras-chave:

Ex Ludis Rerum Mathematicarum, Matemática Lúdica, Leon Battista Alberti, Teoria da Objetivação, Processos de Subjetivação

Resumo

O artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento que investiga as relações entre a obra Ex Ludis Rerum Mathematicarum de Leon Battista Alberti e seu contexto sócio-histórico-cultural. A obra foi escrita em 1450 atendendo a um pedido do príncipe Meliaduse da corte dos Este de Ferrara na Itália. Neste recorte, as autoras se debruçam sobre a referida obra e seu contexto político e social.  O eixo temporal se inicia com a amizade entre Alberti e Meliaduse, iniciada antes de 12 de outubro de 1437, e termina com a escrita da obra e sua dedicação ao príncipe em 1450.  Recorrendo a Teoria da Objetivação, destacam-se alguns processos sociais que se manifestam em torno da escrita da obra, com ênfase nos processos de subjetivação.  A fonte primária do estudo é a tradução brasileira da obra, intitulada Matemática Lúdica, publicada em 2006 pela editora Jorge Zahar Ed.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Valdenize Lopes do Nascimento, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutorado em andamento em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Bernadete Barbosa Morey, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora pela Universidade Amizade dos Povos (SIGLAUAP-Moscou). Prof. Colaboradora Aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Referências

ALBERTI, Leon Battista. Opere Volgari. Volume secondo. Transcrição e edição de Cecil Grayson. Bari: Gius, Laterza & Figli, 1966.

ALBERTI, Leon Battista. Opere Volgari. Volume terzo. Transcrição e edição de Cecil Grayson. Bari: Gius, Laterza & Figli, 1973.

ALBERTI, Leon Battista. Divertissements Mathématiques. Tradução de Pierre Souffrin. Paris: Éditions du Seuil, 2002.

ALBERTI, Leon Battista. Matemática Lúdica. Tradução de André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2006.

BARBIERI, Andrea. Ferrara 1438: Alberti, Lapo e Guarino. Giornale storico della Letteratura italiana, vol. 183, fasc. 603, 2006.

BARBIERI, Andrea. Alberti e Leonello: astrologia na corte estense de Ferrara. In: Schifanoia: notizie dell'istituto di studi rinascimentali di Ferrara 34-35. Pisa: Fabrizio Serra, 2008. p. 45-50. DOI: 10.1400/150806.

BENVENUTI, Antonia Tissoni. Alberti a Ferrara. In: REGOLIOSI, Mariangela; CARDINI, Roberto (ed.). Alberti e la cultura del Quattrocento: Atti del Convegno internazionale del Comitato nazionale del VI centenario della nascita di Leon Battista Alberti. Firenze: Polistampa, 2007. p. 267-291. DOI: 10.1400/105660.

BERTOLINI, Lucia. Leon Battista Alberti. Nuova informazione bibliografica: Il sapere nei libri, Bologna, v.2, p. 245 – 288, 2004. DOI: 10.1448/13581.

BRANDÃO, Carlos Antônio Leite. Quid Tum?: O combate da arte em Leon Battista Alberti. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000.

BURKE, Peter. O Cortesão. In: GARIN, Eugenio (Org.). O Homem Renascentista. Tradução de Maria Jorge Vilar de Figueiredo. Lisboa: Editorial Presença, 1991. cap. 4.

COLE, Alison. Italian Renaissance Courts: Art, Pleasure and Power. London: Laurence King Publishing Ltd, 2016.

D’AMORE, B. Leon Battista Alberti ed i suoi Ludi rerum mathematicarum. Il Carobbio, Bologna, v. 30, p. 61-66, 2005.

RADFORD, Luis. Beyond Anecdote and Curiosity. The Relevance of the Historical Dimension in the 21st Century Citizen’s Mathematics Education. In: Barbin, Evelyne; STEHLÍKOVÁ, Nad’a; TZANAKIS, Constantinos. (Eds.). Proceedings of the 5th European Summer University. Prague: Vydavatelský servis, Plzeň, 2008, p. 163-167.

RADFORD, Luis. A teoria da objetivação e seu lugar na pesquisa sociocultural em educação matemática. In: Moretti, Vanessa Dias; Cedro, Wellington Lima (Org.). Educação matemática e a teoria histórico-cultural: um olhar sobre as pesquisas. São Paulo: Mercado das Letras, 2017. p. 229-261.

RADFORD, Luis. Semiosis and Subjectification: The Classroom Constitution of Mathematical Subjects. In: PRESMEG, Norma; RADFORD, Luis; ROTH, Wolff-Michael; KADUNZ, Gert. Signs of Signification: Semiotics in Mathematics Education Research. Switzerland: Springer, 2018. p. 21-35.

RADFORD, Luis. Un recorrido a través de la Teoría de la Objetivación. In: GOBARA, Shirley Takeco; RADFORD, Luis. Teoria da Objetivação: Fundamentos e aplicações para o ensino e aprendizagem de ciências e matemática. São Paulo, Brazil: Livraria da Física, 2020. p. 15-42.

RADFORD, Luis. The theory of objectification: A Vygotskian perspective on knowing and becoming in mathematics teaching and learning. Leiden: Brill/Sense, 2021. DOI:

https://doi.org/10.1163/9789004459663 DOI: https://doi.org/10.1163/9789004459663

ROMANELLI, Sergio. Introdução. In: ALBERTI, Leon Battista. Da arte de construir: tratado de arquitectura e urbanismo. Tradução e organização de Sergio Romanelli. São Paulo: Hedra, 2012.

SALETTI, Beatrice. Intorno a una dedica sbagliata. La morte di Leonello d’Este e la datazione degli Ex ludis rerum mathematicarum albertiani. Filologia Italiana, Pisa-Roma, v. 5, p. 119 - 138, 2008.

SALETTI, Beatrice. La successione di Leonello d’Este e altri studi sul Quattrocento ferrarese. Padova: libreriauniersitaria.it edizioni, 2015.

Downloads

Publicado

2021-12-02
Métricas
  • Visualizações do Artigo 110
  • PDF downloads: 94

Como Citar

LOPES DO NASCIMENTO, Valdenize; BARBOSA MOREY, Bernadete. Processos de Subjetivação em torno da escrita da obra Ex Ludis Rerum Mathematicarum de Leon Battista Alberti. REMATEC, [s. l.], v. 16, n. 39, p. 185–205, 2021. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n39.p185-205.id494. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/31. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos