A PRESENÇA DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE ÁREA E SUA MEDIDA

Autores

  • Edilene Simões Costa dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

História da matemática, Pesquisa-ação, Grandeza, Área

Resumo

Este artigo apresenta um recorte da pesquisa de doutorado que analisou o uso da  história da matemática na concepção de circunstâncias produtoras e sistematizadoras do conceito de área como grandeza autônoma. Para tal elaboramos e analisamos uma sequência de atividades desenvolvida em duas turmas de quinto ano do ensino fundamental, em duas escolas da rede de ensino público do Distrito Federal. Trabalhamos com a pesquisa-ação. Constatamos o crescimento gradativo do aluno na construção do conceito e na compreensão que os conhecimentos são construídos em processo   que   envolve   tempo,   conhecimentos,   contextos   e   pessoas.   Ao   final   os   alunos demonstraram identificar área como grandeza, não confundindo superfície com sua área e nem área com número.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2016-01-05
Métricas
  • Visualizações do Artigo 79
  • PDF downloads: 49

Como Citar

COSTA DOS SANTOS, Edilene Simões. A PRESENÇA DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE ÁREA E SUA MEDIDA. REMATEC, [s. l.], v. 10, n. 18, 2016. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/312. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos