A PREPARAÇÃO DE AULAS USANDO HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

Autores

  • Dulcyene Maria Ribeiro Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Palavras-chave:

Conceitos matemáticos e históricos, Miniaulas, Formação de professores, História da Matemática

Resumo

Além de uma sucinta fundamentação teórica sobre História da Matemática e formação de professores, neste texto descreve-se uma atividade realizada em aulas da disciplina História da Matemática, denominadas “miniaulas” em que o conhecimento histórico dos conteúdos é utilizado na preparação de aulas.   Propor que alunos do curso de licenciatura em matemática organizem aulas usando a História da Matemática, além de mostrar como usá-la quando estiverem ensinando, tem também o objetivo de levar o aluno da disciplina a compreender que não é fácil entender a maneira  como  os  matemáticos  formularam  seus  resultados,  que  não  foi  simples  para  eles alcançarem esses resultados e, que, portanto, nem sempre é simples para os alunos entenderem alguns conceitos matemáticos. Espera-se que ao conhecer a história do que ensina, o professor ou futuro professor se sinta mais seguro nas tomadas de decisões, especialmente em relação às suas escolhas metodológicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2014-07-05
Métricas
  • Visualizações do Artigo 93
  • PDF downloads: 48

Como Citar

RIBEIRO , Dulcyene Maria. A PREPARAÇÃO DE AULAS USANDO HISTÓRIA DA MATEMÁTICA . REMATEC, [s. l.], v. 9, n. 16, p. 148–158, 2014. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/326. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos