A PREPARAÇÃO DE AULAS USANDO HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
Keywords:
Conceitos matemáticos e históricos, Miniaulas, Formação de professores, História da MatemáticaAbstract
Além de uma sucinta fundamentação teórica sobre História da Matemática e formação de professores, neste texto descreve-se uma atividade realizada em aulas da disciplina História da Matemática, denominadas “miniaulas” em que o conhecimento histórico dos conteúdos é utilizado na preparação de aulas. Propor que alunos do curso de licenciatura em matemática organizem aulas usando a História da Matemática, além de mostrar como usá-la quando estiverem ensinando, tem também o objetivo de levar o aluno da disciplina a compreender que não é fácil entender a maneira como os matemáticos formularam seus resultados, que não foi simples para eles alcançarem esses resultados e, que, portanto, nem sempre é simples para os alunos entenderem alguns conceitos matemáticos. Espera-se que ao conhecer a história do que ensina, o professor ou futuro professor se sinta mais seguro nas tomadas de decisões, especialmente em relação às suas escolhas metodológicas.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
- Visualizações do Artigo 94
- PDF (Português (Brasil)) downloads: 52