RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA DE ALGUNS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA

Autores

  • Célia Maria Carolino Pires Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Dermeval Santos Cerqueira Faculdades Guarulhos
  • Emílio Celso de Oliveira Universidade Paulista
  • Luciane Santos Rosenbaum Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
  • Marcelo de Oliveira Dias Universidade Gama Filho

Palavras-chave:

Currículos de Matemática, Estudos Comparativos, Resolução de Problemas

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar alguns resultados de pes- quisa sobre a incorporação da resolução de problemas em currículos prescritos de alguns países da América Latina e em depoimentos de professores de Matemática desses países sobre suas práticas.  Baseia-se em resultados obtidos nas pesqui- sas de Cerqueira (2012), Dias (2012), Oliveira (2012) e Rosenbaum (pesquisa em andamento), que realizaram estudos comparativos entre Brasil-Chile, Brasil-Paraguai, Brasil-Argentina e Brasil-Uruguai, respectivamente. O artigo apresenta uma breve descrição das motivações e dos objetivos do projeto e da trajetória percorrida pelos pesquisadores. Destaca como similaridade observada nas compa- rações, referências apresentadas nos documentos sobre a resolução de problemas e identifica nos depoimentos de entrevistados, indícios de possíveis incorporações dessa perspectiva metodológica nos currículos praticados em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2014-04-06
Métricas
  • Visualizações do Artigo 81
  • PDF downloads: 49

Como Citar

CAROLINO PIRES, Célia Maria; SANTOS CERQUEIRA, Dermeval; OLIVEIRA, Emílio Celso de; ROSENBAUM, Luciane Santos; OLIVEIRA DIAS, Marcelo de. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA DE ALGUNS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA. REMATEC, [s. l.], v. 9, n. 15, p. 122–148, 2014. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/334. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)