SIMULAÇÕES INTERATIVAS NO ENSINO DE CONCEITOS DE ELETROMAGNETISMO

Autores

  • Luciano Soares Pedroso Universidade Cruzeiro do Sul
  • Mauro Sérgio Teixeira de Araújo Universidade Cruzeiro do Sul

Palavras-chave:

Simulações, Software EJS, Ensino de Eletromagnetismo, Hiperdocumento

Resumo

Neste  trabalho  desenvolve-se  um  hiperdocumento  construído  com  software livre com a finalidade de apoiar o ensino e a aprendizagem de conceitos de Eletromagnetismo no Ensino Médio. A pesquisa envolveu a elaboração, produção e validação de um hiperdocumento que contém simulações interativas produzidas com o software EASY JAVA SIMULATIONS, fundamentadas nas concepções de aprendizagem significativa de David Ausubel. Foram considerados   também   os   princípios   fundamentais   que   caracterizam   a hipermídia enquanto linguagem que permite o acesso não-linear à informação e a apresentação desta com a utilização dos recursos gráficos, sonoros, interativos e de animação do computador. Buscou-se ainda destacar as implicações do uso desses recursos instrucionais para as práticas de ensino, na medida em que eles podem oferecer expressivas contribuições para as atividades docentes e para a aprendizagem dos estudantes. Nesse sentido, foram encontradas evidências de que a diversidade de elementos de mídia auxiliou os alunos na compreensão dos conceitos físicos, na fixação do conteúdo e interpretação dos fenômenos eletromagnéticos abordados. Observamos ainda que o hiperdocumento estruturado nas concepções de aprendizagem significativa de Ausubel ajudou no  desenvolvimento  de  subsunçores  para  apoiar  a  aprendizagem,  tornando esses alunos participantes ativos na aquisição de informações e construção de novos conhecimentos.

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Publicado

2013-11-05
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Como Citar

PEDROSO , Luciano Soares; TEIXEIRA DE ARAÚJO , Mauro Sérgio. SIMULAÇÕES INTERATIVAS NO ENSINO DE CONCEITOS DE ELETROMAGNETISMO. REMATEC, [s. l.], v. 8, n. 14, p. 53–73, 2013. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/338. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos