FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autores

  • Verônica Lopes Pereira de Oliveira Universidade Federal de Ouro Preto

Palavras-chave:

Formação Continuada, Objetos de Aprendizagem, Aprendizagem Significativa, Educação Matemática

Resumo

Este artigo tem o propósito de apresentar as contribuições para o professor de Matemática, oriundas de um processo de formação continuada sobre “Objetos de Aprendizagem na perspectiva da Aprendizagem Significativa”. Nesse trabalho, descrevemos o processo de formação, relatamos a metodologia utilizada,  analisamos  as  contribuições  para  uma  professora  protagonista  do grupo de professores de Matemática participantes da pesquisa, e encerramos com as considerações finais. Esse grupo foi  constituído por  professores de Matemática do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Ipatinga – MG. Investigado o perfil inicial dos professores e inserindo-os   no   processo   de   formação,   vislumbramos   aprendizagens   e mudanças, das quais apresentamos a análise, nesse trabalho, de uma professora protagonista.  Concluímos,  que  a  participação  docente  num  processo  de formação continuada possibilita a construção de conhecimento, transformação da prática docente, reflexões, novas posturas, uso de novas metodologias, ações fundamentadas teoricamente; enfim, a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem de Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2013-11-05
Métricas
  • Visualizações do Artigo 64
  • PDF downloads: 29

Como Citar

PEREIRA DE OLIVEIRA, Verônica Lopes. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. REMATEC, [s. l.], v. 8, n. 14, p. 74–111, 2013. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/339. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos