RECURSOS TECNOLÓGICOS E MODELAGEM MATEMÁTICA: TRÊS EXPERIÊNCIAS NA SALA DE AULA

Autores

  • Denise Helena Lombardo Ferreira Pontifícia Universidade de Campinas
  • Otávio Roberto Jacobini Pontifícia Universidade de Campinas
  • Celso Ribeiro Campos Pontifícia Universidade de São Paulo
  • Maria Lúcia Lorenzetti Wodewotzki Instituto de Geociências e Ciências Exatas

Palavras-chave:

Tecnologia educacional, Projetos de modelagem, Ambiente de trabalho, Conteúdos matemáticos e estatísticos

Resumo

As diversas inovações tecnológicas que vêm ocorrendo atualmente demandam novas atitudes em sala de aula. Nessa linha, este trabalho apresenta o desenvolvimento de três cenários incorporando modelagem matemática e tecnologia em sala de aula. Com base nesses cenários buscamos analisar as possibilidades pedagógicas da tecnologia, baseada em softwares aplicados no ensino de conteúdos matemáticos ou estatísticos, em ambientes centrados na modelagem matemática. Observamos que temas cotidianos ou profissionais, geralmente do interesse dos alunos e apoiados pela tecnologia, contribuem para minimizar o sentimento de irrelevância de disciplinas da área de matemática e também  contribuem  para  o crescimento  dos estudantes  tanto em  relação  à aprendizagem dos conceitos estudados e à aplicabilidade das ferramentas disponíveis  no  Excel  e  LINGO.  Também,  detectamos  que  os  estudantes tornaram mais críticos e envolvidos com os temas aqui trabalhados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2013-11-05
Métricas
  • Visualizações do Artigo 117
  • PDF downloads: 88

Como Citar

LOMBARDO FERREIRA , Denise Helena; ROBERTO JACOBINI, Otávio; RIBEIRO CAMPOS, Celso; LORENZETTI WODEWOTZKI, Maria Lúcia. RECURSOS TECNOLÓGICOS E MODELAGEM MATEMÁTICA: TRÊS EXPERIÊNCIAS NA SALA DE AULA. REMATEC, [s. l.], v. 8, n. 14, p. 165–184, 2013. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/343. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos