A EMERGÊNCIA DE UMA NOVA TÉCNICA E O DISCURSO TECNOLÓGICO-TEÓRICO EVIDENCIADO POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO

Autores

  • Gilson Bispo de Jesus Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Palavras-chave:

Mediatriz, Técnica, Discurso Tecnológico-teórico, Organização Didática

Resumo

Este trabalho trata do processo de elaboração, por parte do sujeito, de uma nova técnica de construção geométrica. Estudos teóricos a respeito da Teoria Antropológica do Didático têm evidenciado que o discurso tecnológico-teórico pode contribuir para esse processo. O nosso objetivo é evidenciar como os aportes tecnológico-teóricos que circundam o objeto matemático mediatriz e a técnica  utilizada  para a  sua  construção foram  explicitados  como elementos constitutivos de uma nova técnica de construção geométrica. A análise das tarefas apresentadas e a emergência das técnicas e do discurso tecnológico- teórico fez perceber que a organização didática favoreceu que os professores desenvolvessem técnicas diferentes apoiadas no discurso tecnológico-teórico, ao solucionarem as tarefas de construção geométrica propostas nessa organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2013-08-10
Métricas
  • Visualizações do Artigo 54
  • PDF downloads: 18

Como Citar

BISPO DE JESUS, Gilson. A EMERGÊNCIA DE UMA NOVA TÉCNICA E O DISCURSO TECNOLÓGICO-TEÓRICO EVIDENCIADO POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO. REMATEC, [s. l.], v. 8, n. 13, p. 107–125, 2013. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/351. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos