A ÁLGEBRA DO PROFESSOR E DO ALUNO: UM OLHAR SOB A ÓTICA DA ANTROPOLOGIA DO DIDÁTICO

Autores

  • Marcus Bessa de Menezes Universidade Federal de Campina Grande

Palavras-chave:

Educação, Educação Matemática, Transposição Didática, Transposição Didática, Teoria Antropológica do Didático

Resumo

Nesse trabalho apresentamos resultados da pesquisa que teve como objetivo identificar as diferenças entre o saber que é apresentado pelo professor em sala de aula, o saber  ensinado,  e de um  saber  apresentado  pelo aluno,  o saber aprendido. Para tanto, fizemos o uso da Teoria Antropologica do Didático por meio da praxeologia, que nos permitiu montar “quadros” comparativos entre os saberes do professor e dos alunos. Foram feitas observações em sala de aula, análises de atividades realizadas no papel pelos alunos, além de entrevistas e com o professor e alunos. Os resultados indicaram a existência de um novo saber dentro do cenário didático que, apesar de ser influenciado pelo saber ensinado pelo professor, possui características  próprias que o distingue dos outros saberes até então apresentados pela Transposição Didática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2013-08-10
Métricas
  • Visualizações do Artigo 56
  • PDF downloads: 21

Como Citar

BESSA DE MENEZES, Marcus. A ÁLGEBRA DO PROFESSOR E DO ALUNO: UM OLHAR SOB A ÓTICA DA ANTROPOLOGIA DO DIDÁTICO. REMATEC, [s. l.], v. 8, n. 13, p. 126–144, 2013. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/352. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos