Matemática Védica: Possibilidades didáticas para o ensino

Autores

  • Freud Romão PPGECNM

Resumo

O presente artigo é parte de uma pesquisa sobre as possibilidades didáticas do uso da Matemática Védica, mais precisamente, um estudo das estratégias de ensino das quatro operações na perspectiva proposta pela matemática védica; que foca no desenvolvimento do cálculo mental e do pensamento lógico. O problema motivador da pesquisa emerge da dificuldade encontrada pelo autor junto aos estudantes, na resolução de problemas simples envolvendo as quatro operações nas séries iniciais do Ensino Fundamental 2. A postura de docente investigador adotada diante de tal problema, juntamente com as primeiras observações, conduziu às seguinte conclusões: (i) os estudantes (observados) não possuíam domínio das quatro operações com os números naturais. (ii) O método utilizado pela escola para ensinar tais operações não despertou o interesse pelo cálculo numérico, transformando tal atividade em algo enfadonho e desestimulante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2010-11-04
Métricas
  • Visualizações do Artigo 67
  • PDF downloads: 127

Como Citar

ROMÃO, Freud. Matemática Védica: Possibilidades didáticas para o ensino. REMATEC, [s. l.], v. 5, n. 7, p. 40–48, 2010. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/398. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos