Matemática Védica: Possibilidades didáticas para o ensino

Autores/as

  • Freud Romão PPGECNM

Resumen

O presente artigo é parte de uma pesquisa sobre as possibilidades didáticas do uso da Matemática Védica, mais precisamente, um estudo das estratégias de ensino das quatro operações na perspectiva proposta pela matemática védica; que foca no desenvolvimento do cálculo mental e do pensamento lógico. O problema motivador da pesquisa emerge da dificuldade encontrada pelo autor junto aos estudantes, na resolução de problemas simples envolvendo as quatro operações nas séries iniciais do Ensino Fundamental 2. A postura de docente investigador adotada diante de tal problema, juntamente com as primeiras observações, conduziu às seguinte conclusões: (i) os estudantes (observados) não possuíam domínio das quatro operações com os números naturais. (ii) O método utilizado pela escola para ensinar tais operações não despertou o interesse pelo cálculo numérico, transformando tal atividade em algo enfadonho e desestimulante.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2010-11-04
Métricas
  • Visualizações do Artigo 68
  • PDF (Português (Brasil)) downloads: 131

Cómo citar

ROMÃO, Freud. Matemática Védica: Possibilidades didáticas para o ensino. REMATEC, Belém, vol. 5, n.º 7, p. 40–48, 2010. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/398. Acesso em: 19 may. 2024.

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos