Metáforas na ciência: o bom e o mau veneno

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n40.p35-45.id508

Palavras-chave:

Pensamento complexo, Metáforas, Operadores cognitivos

Resumo

Não sendo um indicativo de pensamento mal formulado ou ingênuo, as metáforas são imagens que recrutam a criatividade humana na tentativa de criar campos de sentido alargados que se aproximam de forma mais livre e estética dos fenômenos. Dessa perspectiva, sempre estiverem presentes nas formulações científicas e no conhecimento comum. Isso porque se constituem em operadores cognitivos da espécie humana. Com base em pensadores de vários domínios das ciências, o artigo expõe a importância das metáforas, mas alerta para o cuidado e o rigor na construção de metáforas.

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Biografia do Autor

Maria da Conceição de Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Ciências Sociais (Antropologia) pela PUCSP. Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atuando junto aos Programas de Pós-Graduação em Educação e Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Coordenadora do Grupo de Estudos da Complexidade – GRECOM. Membro da Association pour la Pensée Complexe – Paris. Endereço para correspondência: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Educação, Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação, CEP 59072-970, Natal, RN.

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Publicado

2022-05-12
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Como Citar

ALMEIDA, Maria da Conceição de. Metáforas na ciência: o bom e o mau veneno. REMATEC, [s. l.], v. 17, n. 40, p. 35–45, 2022. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n40.p35-45.id508. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/4. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos