Aprender-Ensinar Matemática numa Perspectiva Formativa

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n41.p92-105.id438

Palavras-chave:

Educação Matemática, formação de professores que ensinam matemática, forma/ação, aprender-ensinar

Resumo

Nesse artigo nos dedicamos à formação de professores que ensinam Matemática, nos atentando a possíveis sentidos e significados que foram se revelando num estudo teórico-filosófico, no âmbito da Educação Matemática, numa perspectiva fenomenológica. Mais especificamente, damos atenção às palavras formação, ensinar e aprender, trazendo uma revisão bibliográfica, num exercício hermenêutico que busca compreensões. Primeiramente explicitamos nosso entendimento de “Ensino de Matemática” e de “Educação Matemática”. No percurso investigativo teórico, no diálogo com a literatura explicitamos compreensões, incialmente sobre formação de professores que ensinam matemática, na esteira destas nos dirigimos a expor um modo articulador de compreender as dimensões do aprender e do ensinar entrelaçados. Concluímos com a compreensão de aprender-ensinar como compromisso assumido consigo e com o outro; compromisso pautado no cuidado ao formar e formar-se, numa perspectiva crítica e reflexiva, tendo em vista a Matemática enquanto possibilidade formativa de pessoas.

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Biografia do Autor

Maria Aparecida Viggiani Bicudo, UNESP-Rio Claro

É graduada em Pedagogia Licenciatura pela Universidade de São Paulo (1963) e em Pedagogia Bacharelado pela Universidade de São Paulo (1963). Realizou pós-graduação em Educação Orientação Educacional pela Universidade de São Paulo (1964). É Doutora em Ciências pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Rio Claro (1973),. É Livre-docente em Filosofia da Educação, UNESP-Araraquara (1978). Realizou concurso para Professora titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1988). Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Educação Matemática, Fenomenologia, Filosofia da Educação Matemática. Permaneceu como Research Fellow na University of California, Berkeley de 1974 a 1976. Realizou estágios na University of London e na Facoltà di Filosofia dell'Università Lateranense di Roma. É professora e pequisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP, Câmpus de Rio Claro. Coordenadora e vice coordenadora do PGEM da UNESP de 1984 a 1993. Co-Editora do Boletim de Educação Matemática ? BOLEMA. Editora da Revista Pesquisa Qualitativa. Pró-Reitora de Graduação da UNESP de 1993 a 2001. Membro do CA-CNPq de 2011 a 2014. Bolsista do CNPq ? 1.A. Presidente da Sociedaualitativa www.sepq.org.br. Autora de livros e de artigos científico-acadêmicos.de de Estudos e Pesquisa Qualitativos www.sepq.org.br Editora da Revista Pesquisa Qualitativa - RPQ da Sociedade de Estudos e pesquisa Qualitativos.

Luciane Ferreira Mocrosky, UTFPR- Curitiba

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1989), Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -UNESP/Rio Claro -(1997) e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -UNESP/Rio Claro -(2010) . Atualmente é professora Titular da Carreira EBTT na Universidade Tecnológica Federal do Paraná e no Programa de Pós Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET-UTFPR). Tem experiência na área de Educação com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Ensino e Aprendizagem da Matemática , Formação de Professores e Educação Profissional. É membro dos seguintes Grupos de Pesquisa: Fenomenologia em Educação Matemática (FEM), Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores (GEForProf) e Grupo de Pesquisa sobre Tecnologias na Educação Matemática e do Grupo de Estudos (GPTEM)

Nelem Orlowski, Prefeitura Municipal de Curitiba

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2002), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (2012) e mestrado em Educação em Ciências e em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (2014). Docente dos anos iniciais no município de Curitiba. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET/UTFPR). 

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Publicado

2022-08-31
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Como Citar

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; MOCROSKY, Luciane Ferreira; ORLOWSKI, Nelem. Aprender-Ensinar Matemática numa Perspectiva Formativa. REMATEC, [s. l.], v. 17, n. 41, p. 92–105, 2022. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n41.p92-105.id438. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/438. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos