Na ótica da teoria Ator-Rede e da Autonarrativa: entrelaçando ações educativas em uma trajetória docente

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023010.id468

Palavras-chave:

Educação Matemática, Tecnologias, Consciência de si, Práticas de ensino, Inclusão

Resumo

A formação profissional, sua trajetória, é dinâmica, e muitos atores, incluindo os não humanos, participam para mantê-la ativamente acontecendo, pois os agenciamentos que a envolvem influem em mudanças de atitudes humanas e de caminhos que podem ser cursados. Neste artigo, portanto, objetiva-se apresentar uma investigação experienciada por uma professora-pesquisadora com docentes bilíngues de surdos e Scratch para um ensino de Matemática. Na ótica da autonarrativa, um dispositivo analítico, e da teoria Ator-Rede, uma abordagem teórica-metodológica, são trazidas, em ações educativas, algumas relações formadas em redes sociotécnicas e as mediações estabelecidas com a escrita desse processo sugerem, dentre as quais, a de que para promover uma integração entre professores de surdos com uma tecnologia digital por eles desconhecida, reflexões críticas são necessárias sobre a própria prática da proponente, apontando, assim, abranger uma tomada de consciência de si na jornada investigante, mostrando a relevância da (auto)formação aos processos de formação docente.

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Biografia do Autor

Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus, Universidade Estadual do Oeste do Paraná campus Foz do Iguaçu/PR

Doutora em Educação em Ciências e Educação Matemática, linha de pesquisa em Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste; Professora Adjunta na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste - campus Foz de Iguaçu/PR, no Curso de Licenciatura em Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn); Pertence aos grupos de pesquisa: Matemática e Educação Matemática, e Educação, Diversidade e Inclusão no Contexto de Fronteira (Unioeste campus de Foz do Iguaçu);  Tecnologia, Inovação e Ensino - GTIE (Unioeste campus de Cascavel); Educação Popular na Universidade – GRUPEPU (UFFS).

Marcos Lübeck, Universidade Estadual do Oeste do Paraná campus Foz do Iguaçu/PR

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estatual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”- Unesp; Professor Adjunto na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste - campus de Foz do Iguaçu/PR, no Curso em Licenciatura em Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn); Pertence ao grupo de pesquisa em Matemática e Educação Matemática (Unioeste, campus de Foz do Iguaçu).

Clodis Boscarioli, Universidade Estadual do Oeste do Paran´´a campus Cascavel/PR

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo; Professor Associado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste - campus Cascavel/PR, no Curso de Ciência da Computação e nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGComp) e em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM); Líder do Grupo de pesquisa Tecnologia, Inovação e Ensino – GTIE, e membro do Grupo de pesquisa em Inteligência Aplicada (GIA) (Unioeste, campus de Cascavel).

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2023-03-18
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Como Citar

KLAUS, Vanessa Lucena Camargo de Almeida; LÜBECK, Marcos; BOSCARIOLI, Clodis. Na ótica da teoria Ator-Rede e da Autonarrativa: entrelaçando ações educativas em uma trajetória docente . REMATEC, [s. l.], v. 18, n. 43, p. e2023010, 2023. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023010.id468. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/468. Acesso em: 10 maio. 2024.

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