Pensamento Ecossistêmico e Teoria da Objetivação: Reflexões para práticas de matemática complexas e transdisciplinares

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023013.id475

Palavras-chave:

Teoria da Objetivação, Pensamento Ecossistêmico, Educação Matemática

Resumo

Em virtude da emergência da transdisciplinaridade como paradigma de ciência pós contemporânea, bem como os desafios de sua implantação na educação, este artigo analisou reflexões de propostas pedagógicas de matemática complexas e transdisciplinares, tendo como aporte teórico, as convergências da Teoria da Objetivação e do Pensamento Ecossistêmico, debatidas no curso de extensão Professor-Pesquisador, o qual foi desenvolvido com docentes de matemática do ensino fundamental. A análise, baseada na metodologia da Analise Textual Discursiva, revelou que tais propostas aspiram a construção de conhecimentos matemáticos pelos princípios da multireferencialidade e da multidimensionalidade. Assim, concluiu-se que tais princípios são um dos requisitos da formação docente em matemática, de modo a se promover práticas complexas/transdisciplinares. A pesquisa também concluiu que trabalhar com as práticas requisitadas, requer um mapeamento detalhado sobre teorias de aprendizagem e processos de construção do conhecimento que os docentes possuem, sendo tópico para outros estudos no tema.

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Biografia do Autor

Mario Jorge Nunes Costa, Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará

Possui Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Ceará (2002). Mestre e Doutor em Educação pela Programa de Pós-Graduação em Educação/UFC. Pesquisador colaborador do projeto CRONOS/UFC e tambem do projeto GTERCOA/UFC. Atua como professor voluntário no Programa de Pós-graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino-Polo UFC, na condição de estágio de pós-doutoramento. Desenvolve estudos e pesquisas nas seguintes áreas: ensino de física, didática, educação científica e matemática e aprendizagem significativa; aprendizagem auxiliada por computador e integração entre os laboratórios de informática e de experimentação cientifica. Atualmente é professor de Física da rede publica estadual de ensino, lotado no CEJA JOSE WALTER

João Evangelista de Oliveira Neto, Programa Pós-graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino - pólo UFC

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa Pós-graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino  (RENOEN/UFC). Professor de Ensino Médio (SEDUC-CE), Fortaleza, Ceará, Brasil

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2023-05-01
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Como Citar

COSTA, Mario Jorge Nunes; OLIVEIRA NETO, João Evangelista de. Pensamento Ecossistêmico e Teoria da Objetivação: Reflexões para práticas de matemática complexas e transdisciplinares. REMATEC, [s. l.], v. 18, n. 43, p. e2023013, 2023. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023013.id475. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/475. Acesso em: 10 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos