Os processos etnomatemáticos da cubação de terra no Assentamento Rio Preto

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023014.id478

Palavras-chave:

Etnomatemática, Cubação de terra, Assentamento Rio Preto, Etnografia, Prática Socioculturais

Resumo

O artigo apresenta reflexões em torno da prática sociocultural de cubação de terra utilizadas para o cálculo de áreas de terreno, a linha ou tarefa, litros e alqueire, são grandezas presentes na cubagem de terra. Nesse contexto, questiona-se quais matemáticas estão presentes nas práticas socioculturais de cubação de terra dos cubadores do Assentamento Rio Preto. Com o intuito de responder à proposição, estudou-se as matemáticas presentes nas práticas socioculturais de cubação de terra dos cubadores do Assentamento Rio Preto, utilizando uma abordagem qualitativa etnográfica, com entrevista, observação dos participantes, caderno de campo e fotografias, para a coleta de informações. Os participantes da pesquisa três moradores do Assentamento, localizado no município de Araguaína – TO que desenvolvem a prática de cubação de terra. Os resultados evidenciados no estudo sobre as práticas socioculturais de cubação de terra dos moradores do Assentamento permitiram compreender o processo e visualizar as operações aritméticas fundamentais, assim como figuras geométricas planas.

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Biografia do Autor

Kelson Feitosa Silva, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2018). Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras - FACEL (2018). Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim) da Universidade Federal do Norte do Tocantins UFNT (2021). Professor da Educação Básica anos iniciais 1º ao 5º na Rede Municipal de Educação de Araguaína (SEMED), 20H. Bolsista do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim). Membro do Grupo de Estudos e de Pesquisas em Sistemas Socioculturais de Educação Matemática (SISMAT/PPGecim/UFNT) campus Araguaína - TO. 

Elisângela Aparecida Pereira de Melo, Universidade Federal do Norte de Tocantins (UFNT)

Possui Graduação em Licenciatura em Matemática pela Fundação Universidade do Tocantins (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007) e doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2016). Professora efetiva da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Matemática, Educação Matemática, Etnomatemática, Educação Escolar Indígena e Educação Etnomatemática. Tutora do Grupo PET/Conexões de Saberes Indígenas (de 2010...). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim)/UFNT/Cimba.

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AUTOR. A Prática de Cubação de Terra do Senhor Manoel Rodrigues Feitosa: um estudo na perspectiva da Etnomatematica. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal do Tocantins (UFT), Araguaína/TO, 2018.

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Publicado

2023-05-01
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Como Citar

FEITOSA SILVA, Kelson; APARECIDA PEREIRA DE MELO, Elisângela. Os processos etnomatemáticos da cubação de terra no Assentamento Rio Preto. REMATEC, [s. l.], v. 18, n. 43, p. e2023014, 2023. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023014.id478. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/478. Acesso em: 10 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos