Teoria das Situações Didáticas na Geometria Plana com uso do GeoGebra: uma aplicação da Olimpíada Internacional de Matemática

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023015.id481

Palavras-chave:

GeoGebra, Teoria das Situações Didáticas, Geometria Plana, Geometria Espacial, Olimpíada de Matemática, Aprendizagem de geometria

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo desenvolver um estudo visando a construção de uma sequência didática fundamentada na Teoria das Situações Didáticas dividida em suas quatro fases distintas e interligadas – ação, formulação, validação e institucionalização - indo de encontro com o GeoGebra e a Olimpíada Internacional de Matemática. A metodologia inclusa neste trabalho foi a qualitativa, do tipo exploratória, sendo desenvolvida a partir de uma sequência didática desenvolvida no ensino remoto e presencial. Ademais, a análise dos elementos matemáticos da figura construída e a identificação das suas propriedades, através da estruturação problema, permite os estudantes buscarem soluções para o problema proposto da competição e validar o ensino de geometria. Por fim, a experiência mostrou como o professor pode incluir as ferramentas digitais em suas aulas, interagindo junto aos educandos na aprendizagem e contextualização de questões internacionais, além de proporcionar o desenvolvimento de habilidades cognitivas e interativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Paulo Vitor da Silva Santiago, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa Pós-graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN/UFC). Professor de Ensino Médio (SEDUC-CE), Fortaleza, Ceará, Brasil.

José Rogério Santana, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do Programa Pós-graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN/UFC), Fortaleza, Ceará, Brasil. Endereço para correspondência: Universidade Federal do Ceará, Instituto UFC Virtual

Referências

ABREU, P. F.; BAIRRAL, M. A. O uso que professores de matemática fazem da informática educativa em suas aulas. In: BAIRRAL, M. A. (Org.). Tecnologias informáticas, salas de aula e aprendizagens matemáticas. Rio de Janeiro: Edur, 2010.

ALMOULOUD, A. S. Fundamentos da didática da matemática. Curitiba: Editora UFPR, 2007.

ALVES, F. R. V. Situações didáticas olímpicas (SDOs): ensino de olimpíadas de matemática com arrimo no software Geogebra como recurso na visualização. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 13, n. 1, p. 319-349, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2020v13n1p319. Acesso em: 18 abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2020v13n1p319 DOI: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2020v13n1p319

ALVES, F. R. V. Situação didática olímpica (sdo): aplicações da teoria das situações didáticas para o ensino de Olimpíadas. Revista Contexto & Educação, v. 36, n. 113, p. 116-142, 2021. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/ view/7992. Acesso em: 20 abr. 2023.

DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.113.116-142 DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.113.116-142

ARTIGUE, M. Modélisation et reproductibilité en Didactiques des Mathématiques. Les Cahier Rouge des Didactiques des Mathematiques. v. 8, p. 1-38, 1984.

ANDRADE, A. M. de. A geometria plana e espacial no ensino médio: um contexto formal e não formal como espaço de aprendizagem. 2019.242f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, 2019. Disponível em: https://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/100. Acesso em: 18 abr. 2023.

BADIA, A.; MENESES, J.; SIGALÊS, C. Teachers’ perceptions of factors affecting the education use of ICT in technology-rich classrooms. Electronic Journal of Research in Educational Psychology, v. 11, n. 3, p. 787-808, 2013. Acesso em: 19 abr. 2023.

DOI: http://dx.doi.org/10.14204/ejrep.31.13053 DOI: https://doi.org/10.14204/ejrep.31.13053

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 18 abr. 2023.

BROUSSEAU, G. Problème de didactique des décimaux: recherches en didactiques des mathématiques. v. 2, n. 3, p. 37-127, 1981. Disponível em: https://revue-rdm.com/1981/problemes-de-didactique-des/. Acesso em: 20 abr. 2023.

BROUSSEAU, G. Théorisation des phénomènes d’enseignement des mathématiques. (thése d´état). Bourdeaux; Université Bourdeaux I, 1986. Disponível em: https://theses.hal.science/tel-00471995v3. Acesso em: 22 abr. 2023.

BROUSSEAU, G. Fundamentos e Métodos da Didáctica da Matemática. In: BRUN, J. Didática das Matemáticas. Tradução de: FIGUEIREDO, M. J. Lisboa: Instituto Piaget, 1996. Cap. 1. p. 35-11.

BROUSSEAU, G. Introdução ao Estudo das Situações Didáticas: Conteúdos e métodos de ensino. São Paulo: Ática, 2008.

CARRAPIÇO, F. Condicionalismos e potencialidades do uso das Tic, no 1º ciclo do ensino básico, no Algarve (Portugal). Uma visão dos professores. Investigación en la Escuela, n. 95, p. 63-80, 2018. Acesso em: 23 abr. 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.12795/IE.2018.i95.5 DOI: https://doi.org/10.12795/IE.2018.i95.05

DJUKIC, D.; JANKOVIĆ, V.; MATIĆ, I.; PETROVIĆ, N. The IMO Compendium: A Collection of Problems Suggested for the International Mathematical Olympiads: 1959-2009, Second Edition, Springer. 2011. Disponível em: http://mathksar.weebly.com/uploads/1/4/4/0/ 14403348/the-imo-compendium-1959_2009.pdf. Acesso em: 12 mar. 2023.

FAINGUELERNT, E.K. O Ensino de Geometria no 1º e 2º graus. Revista da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. São Paulo, ano III, n. 4, p. 45–53, 1995.

FERREIRA, A. dos S. A modelagem matemática aplicada ao estudo da geometria plana e espacial: área, perímetro e volume. 2020. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020. Disponível em: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7785. Acesso em: 23 mar. 2023.

FLORES, P.; ESCOLA, J.; PERES, A. O retrato da integração das TIC no 1º Ciclo: que perspetivas?. VII Conferência Internacional de TIC na educação – Challenges 2011. Braga, 2011. Disponível em: https://recipp.ipp.pt/bitstream/10400.22/6401/1/ART_ PaulaFlores2011.pdfhttps://www.nonio.uminho.pt/wpcontent/uploads/2020/09/actas_challenges_2009.pdf. Acesso em: 14 mar. 2023.

FOMIN, D.; GENKIN, S.; ITENBERG, I. Círculos Matemáticos – A experiência Russa. Rio de Janeiro: IMPA, 2013.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2007.

HELLMEISTER, A. C. P. Geometria em Sala de Aula. Rio de Janeiro: SBM, 2013.

KANDEL, E. R.; SCHWARTZ, J.; JESSELL, T. M.; SIEGELBAUM, S. A.; HUDSPETH, A. J.; QUILLFELDT, C. D. J. A. (2014). Princípios de neurociências. 5. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.

LORENZATO, S. A. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, S. A. (Org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. Campinas: Autores Associados, 2006.

MAIA, É. J.; PROENÇA, M. C. de. A resolução de problemas no ensino da geometria: dificuldades e limites de graduandos de um curso de pedagogia. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 11, n. 2, p. 402-417, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2016v11n2p402. Acesso em: 23. Mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11n2p402 DOI: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11n2p402

LIVEIRA JÚNIOR, M. P. de; PINHEIRO, H. M.; BARRETO, W. D. L. A case study on the application of problem solving techniques in Mathematics Olympiads to improve the teaching of the subject. Research, Society and Development, v. 11, n. 6, 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/29295. Acesso em: 20 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i6.29295 DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i6.29295

ONUCHIC, L. de La R.; ALLEVATO, N. S. G. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema - Mathematics Education Bulletin, v. 25, n. 41, p. 73-98, 2011. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/72994. Acesso em: 23 mar. 2023.

SANTIAGO, P. V. da S. Olimpíada Internacional de Matemática: situações didáticas olímpicas no ensino de geometria plana. 2021. 160 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61842. Acesso em 18 mar. 2023.

SCHEFFER, N. F.; HEINECK, A. E. Ambientes Informatizados de Aprendizagem na investigação de construções geométricas: uma experiência com professores do Oeste Catarinense. Caminho Aberto-Revista de Extensão do IFSC, v. 3, n. 4, p. 16-22, 2016. Disponível em: https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/caminhoaberto/article/view/1843. Acesso em: 26 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.35700/ca20160416-231843 DOI: https://doi.org/10.35700/ca.2016.ano3n4.p16-23.1843

SHINE, C. Y. 21 Aulas de Matemática Olímpica. Rio de Janeiro: SBM, 2009.

SILVA, K. S.; FONSECA, L. Princípios neuroquímicos da aprendizagem matemática: o caso das razões trigonométricas no triângulo retângulo apresentadas em livros didáticos. Caminhos da Educação Matemática em Revista, Aracaju, v. 4, n. 2, p. 117-134, 2015. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/28041/1/Silva2019Princ%C3%ADpios.pdf. Acesso em: 23 mar. 2023.

SILVA, K. S.; FONSECA, L. S. Análise neurodidático-cognitiva de livros didáticos para o ensino de ciências e matemática. In: Souza, D.; Fonseca, L. S. (Org.). O livro didático em pesquisa: história, legislação e contemporaneidade. São Cristóvão: Editora UFS, 2017, p. 138-154.

SOUSA, R. T. de; AZEVEDO, I. F. de; ALVES, F. R. V. Jogos de RPG: Uma proposta didática para aulas de Matemática. Indagatio Didactica, v. 12, n. 5, p. 329-344, 2020. Acesso em: 14 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.34624/id.v12i5.23484

PAVANELLO, M. R. Por que Ensinar/aprender Geometria? In: VII Encontro Paulista de Educação Matemática. 2004. Anais... Disponível em http://miltonborba.org/CD/Interdisciplinaridade/Anais_VII_EPEM/mesas_redondas/mr21-Regina.doc Acesso em: 19 mar. de 2023.

POLYA, G. A arte de resolver problemas. 2. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.

PRASAD, P. Mathematics Olympiads in Indian. Azim Premji University At Right Angles, p. 85-96, 2018. Disponível em: https://azimpremjiuniversity.edu.in/SitePages/pdf/ Publications/At-Right-Angles/Sub-PDFs/At-Right-Angles-Vol-7-No-3-november 2018/17_Phoolan_MathsOlympiadsIndia.pdf. Acesso em: 10 abr. 2023.

Downloads

Publicado

2023-06-05
Métricas
  • Visualizações do Artigo 185
  • PDF downloads: 159

Como Citar

SANTIAGO, Paulo Vitor da Silva; SANTANA, José Rogério. Teoria das Situações Didáticas na Geometria Plana com uso do GeoGebra: uma aplicação da Olimpíada Internacional de Matemática. REMATEC, [s. l.], v. 18, n. 43, p. e2023015, 2023. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023015.id481. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/481. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos