Mapeamento Sistemático de pesquisas sobre práticas pedagógica e educativa do professor que ensina matemática

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023016.id484

Palavras-chave:

Prática pedagógica, Prática educativa, Professor que ensina matemática, Mapeamento sistemático

Resumo

Este artigo traz um recorte de uma pesquisa de mestrado e  tem como objetivo trazer o mapeamento de pesquisas sobre as práticas pedagógicas e educativas do professor que ensina Matemática até 2018. Para a realização do estudo foi utilizado como metodologia a revisão sistemática de Falbo et al (2017) para compor o corpus de análise foram consultados os bancos de dados BDTD e CAPES. Após a análise dos dados pudemos perceber que há um maior interesse dos pesquisadores sobre a discussão da prática pedagógica do professor que ensina Matemática e somente um tem seu olhar para prática educativa. Embora haja essa abordagem à prática pedagógica na maioria dos trabalhos analisados, é possível apontar uma superficialidade no tema, uma vez que ela é caracterizada durante as pesquisas, mas não é definida na grande maioria dos trabalhos.

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Biografia do Autor

Cicero Inacio Santos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Doutorando em Educação Para Ciência-UNESP-BAURU. Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos(2019). Possui graduação em Gestão financeira pela Faculdade Pitágoras (2013). Atuo como docente na rede pública e privada, como professor Formador com foco em implementação da BNCC, metodologias ativas e planejamento docente, além de desenvolver materiais didáticos. Fiz parte da administração da Sociedade Brasileira de Educação matemática regional São Paulo triênio 2017-2020, como segundo secretário. Trabalho na linha de pesquisa na área de formação de professores, prática pedagógica do professor que ensina Matemática e avaliação da aprendizagem. Participante do Grupos de pesquisa GEPRAEM/NEPEN, pela Universidade Federal de São Carlos.

Barbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Pós-doutora em Psicologia da Educação (2019) - bolsista CNPq em Educação pela PUC-SP. Doutora em Educação (2008) pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Educação (2000) e Graduada em Pedagogia (1997) pela Universidade Federal de São Carlos. Experiência na área de Educação, em cursos de graduação e especialização Lato-Sensu presenciais e EaD, com ênfase em Didática, Recursos e Materiais Curriculares e Metodologia e Prática de Ensino de Matemática, trabalhando especialmente com os temas Narrativas (auto)biográficas, Formação de Professores e trabalho docente e Formação de Professores que ensinam Matemática. Docente nos cursos de licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd-So) na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - Campus Sorocaba. Coordenou o Programa de Apoio aos Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores - LIFE UFSCar e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID UFSCar. Lidera o Núcleo de Estudos e Pesquisas "Narrativas, Formação e Trabalho Docente" - NEPEN. É Editora-chefe da Revista Crítica Educativa e Coordenadora do PPGEd-So.

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Publicado

2023-06-10
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Como Citar

SANTOS, Cicero Inacio; NAKAYAMA, Barbara Cristina Moreira Sicardi. Mapeamento Sistemático de pesquisas sobre práticas pedagógica e educativa do professor que ensina matemática. REMATEC, [s. l.], v. 18, n. 43, p. e2023016, 2023. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023016.id484. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/484. Acesso em: 10 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos