O Paradigma do questionamento do mundo entre o didata Yves Chevallard e o pedagogo Paulo Freire

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023017.id488

Palavras-chave:

Teoria Antropológica do Didático, Teoria Freireana, Paradigma de investigação e questionamento do mundo, Seres Herbatianos

Resumo

Esta pesquisa busca questionar uma possível aproximação entre a ruptura paradigmática proposta pela Teoria Antropológica do Didático de Yves Chevallard e a Teoria Freireano. Para isso, o objetivo geral foi analisar as contribuições das perspectivas teóricas chevallardiana e freiriano a partir das suas respectivas aproximações. Para estabelecer um diálogo entre o dadata Yves Chevallard e o pedagogo Paulo Freire, apoiamos-nos na Teoria Antropológica do Didático no elemento esquema herbartiano e na metodologia de análise de conteúdo de Laurence Bardin. Percebemos que há uma aproximação na proposta dos teóricos no que tange o Percurso de Ensino e Pesquisa – PEP proposto por Chevallard, pois se aproxima da proposta da pedagogia da pergunta, do diálogo de Paulo Freire.

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Biografia do Autor

Dierson Gonçalves de Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências com Habilitação em Matemática pela Faculdade de Formação de Professores de Arcoverde (1996). Possui Especialização no Ensino das Ciências pela UFRPE (2005). Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco (2012). Aluno do Curso de Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE (2017). Integrante do Grupo de Estudo Pró-Grandeza UFPE cadastrado no diretório do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Professor da Universidade Aberta do Brasil IFPE - Instituto Federal de Pernambuco do curso de licenciatura em matemática na modalidade Ead. Professor da Faculdade do Vale do Acaraú -UVA do curso de pedagogia.

Marilene Rosa dos Santos, Universidade de Pernambuco – Campus Mata Norte

Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Professora Adjunta e coordenadora do curso de licenciatura em matemática - UPE/Campus Mata Norte. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica/UFPE(EDUMATEC). Líder do Grupo de Pesquisa e Estudo em Didática da Matemática(GRUPEDIMA)/UPE e o Semear/UFPE. Pertence também, ao grupo Pró-Grandeza como pesquisadora. Tem experiência na área de Educação Matemática e Formação de Professor.

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2023-06-13
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Como Citar

CARVALHO, Dierson Gonçalves de; SANTOS, Marilene Rosa dos. O Paradigma do questionamento do mundo entre o didata Yves Chevallard e o pedagogo Paulo Freire. REMATEC, [s. l.], v. 18, n. 43, p. e2023017, 2023. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023017.id488. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/488. Acesso em: 10 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos