Mapeamento dos artigos publicados na Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo entre 2013 e 2018

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n37.p01-13.id259

Palavras-chave:

GeoGebra, Mapeamento, Análise de Conteúdo, Educação Matemática

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um mapeamento e análise de artigos publicados entre 2013 e 2018, na Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, com sede no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Focalizamos a atenção no conteúdo dos trabalhos publicados a fim de identificar indicadores de produção científica, como forma de verificar o perfil dos estudos sobre a temática. Para garantir a organização e análise, inspiramo-nos em aspectos do método análise de conteúdo. O software utilizado MAXQDA permitiu codificar os segmentos dos textos das sessenta e quatro pesquisas, objetos de análise deste estudo. Diante da análise de conteúdo como aporte, constatamos que a utilização do GeoGebra pode ser considerada como uma alternativa na busca de caminhos para a construção de situações além do conteúdo geométrico e que auxiliem na superação das dificuldades do ensino e da aprendizagem não apenas da Matemática como em outros contextos da ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Celina Aparecida Almeida Pereira Abar, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Doutora em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, (PUC-SP). Professora no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

José Manuel dos Santos dos Santos, Instituto GeoGebra de Portugal

Doutor em Álgebra Computacional pela Universidade Aberta, Portugal. Professor na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016, 229 p.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais (8a ed.). São Paulo: Cortez, 2006.

DUVAL, R. Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo da compreensão em matemática. In: MACHADO, S. D. A. (Org.). Aprendizagem em matemática: registros de representação semiótica. Campinas: Papirus, 2003b. p. 11-33.

FERREIRA, N. S. de A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, 23(79), 257-272, 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013

FIORENTINI, D.; PASSOS, C. L. B.; de LIMA, R. C. R. Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina matemática: período 2001-2012. Campinas: FE/Unicamp, 2016.

HOHENWARTER, M., PREINER, J. Matemática Dinâmica com GeoGebra. The Journal of Matematics on-line.Vol.7, Março de 2007. Artigo 1448.Disponível em: http://www.maa.org/node/115964 . Acesso em 15 ago. 2020.

ROMANOWSKI, J. P., ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em Educação. Diálogo Educ., 6(19), 37-50, 2006.

SOARES, M. Alfabetização no Brasil – O Estado do conhecimento. Brasília: INEP/MEC, 1989.

Downloads

Publicado

2021-01-18
Métricas
  • Visualizações do Artigo 144
  • PDF downloads: 117

Como Citar

ALMEIDA PEREIRA ABAR, Celina Aparecida; SANTOS DOS SANTOS, José Manuel dos. Mapeamento dos artigos publicados na Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo entre 2013 e 2018 . REMATEC, [s. l.], v. 16, n. 37, p. 01–13, 2021. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n37.p01-13.id259. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/50. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos