Práticas escolares em Matemática do Ensino Médio no contexto da Educação do Campo: um estado do conhecimento

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023035.id506

Palavras-chave:

Educação Matemática, Educação do Campo, Prática Pedagógica, Ensino Médio, Dimensão Sociocultural

Resumo

Neste artigo, apresenta-se um panorama da pesquisa brasileira, por meio de teses e dissertações, cujo foco foram as práticas escolares em Matemática no Ensino Médio, no contexto da Educação do Campo, no período 2013-2019. Trata-se de um estudo documental do tipo Estado do Conhecimento, cujo levantamento ocorreu no Catálogo da CAPES. Após seleção, constituiu-se o corpus de análise com sete dissertações. Contou-se com duas categorias analíticas construídas a posteriori, com base na construção iterativa de uma explicação, relacionadas à Pedagogia da Alternância em escolas do campo e as relações (ou não) entre saberes matemáticos locais e escolares. Os resultados apontam para a relevância da Pedagogia da Alternância no desenvolvimento da prática pedagógica, esta concebida como práxis e com contribuição de tendências em educação matemática como a Etnomatemática, a Educação Matemática Crítica e a Modelagem. Para a continuidade dos estudos, recomenda-se investigar pesquisas realizadas em classes dos anos finais do Ensino Fundamental.

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Biografia do Autor

Mariana Oliveira Brito, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduada em Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, área do conhecimento Matemática, tem como interesse estudos relacionados à Educação Matemática na interface com o contexto camponês, e práticas em sala de aula. Desenvolveu pesquisas com temáticas voltadas para as têndencias da Educação Matemáica em pesquisas desenvolvida na sala de aula. Membro do EMAPS Grupo de Pesquisa Educação Matemática e Práticas Sociais.

Fernando Luís Pereira Fernandes, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestre em Educação e Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente, é Professor Adjunto na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), lotado do Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias, atuando no curso de Licenciatura em Educação do Campo (LECampo-UFTM) e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM-UFTM). É líder do Grupo de Pesquisa EMAPS – Educação Matemática e Práticas Sociais.

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2023-12-14
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Como Citar

BRITO, Mariana Oliveira; FERNANDES, Fernando Luís Pereira. Práticas escolares em Matemática do Ensino Médio no contexto da Educação do Campo: um estado do conhecimento. REMATEC, [s. l.], v. 18, n. 43, p. e2023035, 2023. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023035.id506. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/506. Acesso em: 9 maio. 2024.

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Seção

Artigos Cientí­ficos