Movimentos do trabalho pedagógico em relação à formulação/reformulação/elaboração de problemas de matemática

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024002.id523

Palavras-chave:

Movimentos do trabalho pedagógico, Formulação/reformulação/elaboração de problemas, Concepções sobre resolução de problemas, Metodologias de ensino

Resumo

A formulação de problemas, quando associada à resolução, apresenta potencial para melhorar a aprendizagem da matemática no contexto escolar. Nesse contexto, objetivou-se descrever os movimentos do trabalho pedagógico de pesquisas que abordaram a formulação de problemas por estudantes do ensino fundamental e médio e, a depender dos resultados, estabelecer um movimento alternativo em relação a essa estratégia de uso de problemas. O estudo teórico e qualitativo teve objetivo exploratório-descritivo e procedimento bibliográfico. Os resultados possibilitaram identificar a abordagem utilizada e descrever os movimentos em relação à formulação de problemas e, especificamente, apontaram que o referencial teórico/metodológico pode ter levado à concentração do trabalho pedagógico na resolução de problemas, sendo necessário estabelecer um movimento alternativo para orientar a constituição de sequências didáticas constituídas pela formulação e resolução de problemas: o movimento bidirecional cíclico. Considera-se, portanto, que esse movimento apresente potencial para fundamentar uma metodologia de ensino-aprendizagem da matemática por meio do uso de problemas.

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Biografia do Autor

Cristina de Jesus Teixeira, Universidade de Brasília

Doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação da UnB na linha de pesquisa Educação Matemática (EDUMAT), Mestra em Educação pela UnB (2019). Integrante dos grupos de pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática (DIEM) e Formação de Professores que ensinam Matemática. Graduada em Matemática pelo Centro Universitário de Brasília UNICEUB (1998), Especialista em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras (2007), Especialista em Psicopedagogia Clínico-institucional (2010), Especialista em Docência do Ensino Superior (2008), Prêmio PRÁTICAS INOVADORAS EM EDUCAÇÃO (2019) com o projeto MATEMÁTICA É PARA TODOS; Professora Premiada pela OBMEP em 2019, 2018, 2017 e 2016; Professora Premiada pela OMDF em 2019 e 2018; Título Professora Destaque CEF CASEB em 2020; atualmente Professora de Matemática da SEEDF. Desenvolvimento de estudos e pesquisas com foco em: Proposição de Problemas (resolução de problemas, reformulação de problemas, elaboração de problemas e formulação de problemas); Recursos Didáticos (material concreto, material manipulável, elemento disparador temático); Processo de ensino-aprendizagem.

Geraldo Eustáquio Moreira, Universidade de Brasília

Realizou estudos pós-doutorais em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ e Doutorado em Educação Matemática pela PUCSP, com Estágio Doutoral realizado na Universidade do Minho (UMINHO/PT). É Mestre em Educação; Pós-Graduado em de Ensino da Matemática e Licenciado em Ciências Naturais, Matemática e Pedagogia. É Professor Adjunto da Universidade de Brasília - UnB, atuando na Faculdade de Educação e é Professor/Pesquisador da Pós-Graduação, níveis Mestrado e Doutorado, do Programa de Educação (PPGE, Acadêmico e Profissional), onde desenvolve pesquisas assentadas na Educação Matemática. Tem feito pesquisa, ensino e extensão associados a uma atuação profissional que busca consolidar abordagens construtivistas na formação de professores de Matemática, sobretudo nas subáreas da Matemática, da Educação Matemática, da Educação Matemática Inclusiva e da Cognição Matemática. Associado a estes aspectos, tem atuado pela profissionalidade, trabalho e condições da docência de professores que ensinam Matemática, epistemologias etnociências. Focaliza, de forma complementar e associada às questões de identidade e saberes, na formação para a docência neste campo. É líder do grupo de pesquisa "Dzeta Investigações em Educação Matemática – DIEM".

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2024-02-23
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Como Citar

TEIXEIRA, Cristina de Jesus; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Movimentos do trabalho pedagógico em relação à formulação/reformulação/elaboração de problemas de matemática. REMATEC, [s. l.], v. 19, n. 47, p. e2024002, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024002.id523. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/523. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos