Progressos podem ser provisórios: um manifesto contra as forças de regressão

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023030.id526

Palavras-chave:

Resenha

Resumo

A história é um caminho acidentado, marcado simultaneamente por progressos e regressos derivados de fatores que são incontroláveis, de modo que, mesmo no interior de um avanço político-social ou de inovações tecnológicas, habitam as correlações de forças que operam contra o êxito das conquistas. Este é o dado da realidade que move Edgar Morin ao longo dos quatro capítulos do livro Despertemos, um manifesto contra a displicência sociológica, política e cultural.

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Biografia do Autor

Carlos Eduardo Campos Freire, Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005), Especialização em Educação e Sustentabilidade Ambiental pela UFRN (2009) e mestrado em Ciência Animal pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2013). É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, atuando nos cursos do eixo de Lazer, Turismo e Multimídia. Exerceu ainda a função de Diretor Geral do Campus Natal Cidade Alta, do IFRN, onde dedica-se a realizar processos pedagógicos relacionados a uma educação emancipatória. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de peixes e Impactos ambientais causados pelo Turismo. Atualmente dedica-se a pesquisar e entender as ciências da complexidade, sendo aluno regular do doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN.

Maria da Conceição Xavier de Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Professora Titular do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte desde maio de 2010. Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992). Mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979). Graduada em Sociologia e Politica pela Fundação Jose Augusto (1972). Coordenadora do Grupo de Estudos da Complexidade, primeiro ponto brasileiro da Cátedra itinerante Unesco "Edgar Morin" na UFRN. Colaboradora e consultora da Multiversidad Mundo Real Edgar Morin. Membro da Cátedra itinerante Unesco "Edgar Morin" - Universidad Del Salvador/Instituto Internacional para o Pensamento Complexo. Membro da Associação Internacional para o Pensamento Complexo. Membro do Comitê Científico Internacional - Universidad de Valladolid. Membro do Conselho Editorial das revistas: Famecos - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Cronos - Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais- UFRN; Educação em Questão - PPGEd/UFRN. Coordenadora da Coleção Baobá e Coleção Saberes da Tradição. Tutora de Doutorado de Pós-Grade em Educação com Enfoque em Complexidade e Transdisciplinaridade na Escuela Militar de Ingenieria nas cidades de Santa Cruz de La Sierra, Cochabamba e La Paz. Tem experiência na área de antropologia e complexidade, com ênfase em Epistemologia, atuando principalmente nos seguintes temas: complexidade, educação, cultura, ciência e conhecimento

Referências

MORIN, Edgar (2023). Despertemos! Um chamado para o despertar das consciências. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.

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Publicado

2023-08-23
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Como Citar

FREIRE, Carlos Eduardo Campos; ALMEIDA, Maria da Conceição Xavier de. Progressos podem ser provisórios: um manifesto contra as forças de regressão. REMATEC, [s. l.], v. 18, n. 43, p. e2023030, 2023. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023030.id526. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/526. Acesso em: 10 maio. 2024.

Edição

Seção

Resenha