A feitura de cabeçudos como uma prática sociocultural

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe2023008.id547

Palavras-chave:

Saberes matemáticos, Práticas Socioculturais, Formalidade, Informalidade, Cabeçudos

Resumo

Artigo resultado de pesquisa em Educação Matemática, com o objetivo compreender de que forma os conhecimentos matemáticos presentes nas práticas informais na feitura de Cabeçudos podem ser usados como mediadores no ensino da matemática nas salas de aula da Educação Básica, na perspectiva de vincular os conhecimentos matemáticos informais identificados aos conhecimentos matemáticos formais abordados na sala de aula. Pesquisa qualitativa exploratória, na modalidade Estudo de Caso. A fundamentação teórica foi baseada em livros e artigos que discutem a temática, contribuindo na identificação de conhecimentos matemáticos na produção de Cabeçudos, relacionando-os aos conteúdos matemáticos abordados na sala de aula. As informações foram constituídas por meio da observação e de entrevistas. Os resultados apontam que o conhecimento matemático informal produzido na feitura do Cabeçudo, podem contribuir para mediar o ensino de conhecimentos matemáticos formais, a partir da aproximação da escola com a cultura da região, promovendo uma aprendizagem seja mais significativa.

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Biografia do Autor

Paula Ledoux, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação em Ciências e Matemática, pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará (UFPA), da Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal.

Robson Macedo, Universidade Federal do Pará

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA), da Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal.

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2023-09-23
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Como Citar

LEDOUX, Paula; MACEDO, Robson. A feitura de cabeçudos como uma prática sociocultural. REMATEC, [s. l.], v. 18, n. 45, p. e2023008, 2023. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe2023008.id547. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/547. Acesso em: 4 maio. 2024.