Influência da Idade e do Tempo Fora da Escola na Quantidade de Soluções Apresentadas em Criatividade Matemática

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024008.id556

Palavras-chave:

Criatividade Matemática, Resolução de problemas, Educação de Jovens e Adultos, Características sociodemográficas, Divisão

Resumo

O estudo explorou a correlação entre a idade dos estudantes e o tempo fora da escola com a quantidade de soluções apresentadas para um problema de criatividade em Matemática. A pesquisa, que teve caráter descritivo e analítico, envolveu 21 estudantes de Educação de Jovens e Adultos. Fator como sexo, idade e o tempo fora da escola foram considerados na análise de soluções. Para a análise estatística, foi utilizado o teste U de Mann-Whitney e a correlação linear de Spearman. O estudo concluiu que cada aumento de 7,5 anos na idade ou 5,5 anos a mais fora da escola de um indivíduo corresponde a uma resposta a menos no problema de Matemática.

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Biografia do Autor

Raimundo Gomes de Souza, Prefeitura Municipal de Moju/PA

Possui graduação em CIÊNCIAS SOCIAIS pela Universidade Federal do Pará (2005) e MATEMÁTICA pela Universidade do Estado do Pará (2010). Possui 8 especializações. É Especialista em Metodologia de Ensino em Filosofia e Sociologia pela Faculdade de Tecnologia e Ciência -FTC-(2010) e Especialista em Informática Educativa pela Universidade Federal do Pará - UFPA - (2011). É Especialista no Ensino de Matemática Financeira e Estatística, Especialista em Matemática e Biologia, Especialista em Matemática e Física - FAVENI (2018). É Especialista em Metodologia do Ensino de Física, Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática, Especialista em Metodologia do Ensino de Biologia e Química - IPEMIG (2019). É Mestre em Ensino de Ciências Exatas pela UNIVATES/RS (2016). É Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática na UPF/RS (2021). É professor de Sociologia e Filosofia da ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PROFª ERNESTINA PEREIRA MAIA - SOME (SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO MODULAR DE ENSINO) ESTADO:PARÁ- É professor de MATEMÁTICA no município de MOJU/PA.

Adriano Pasqualotti, Universidade de Passo Fundo

Matemático graduado pela Universidade de Passo Fundo. Mestre em Ciência da Computação e Doutor em Informática na Educação, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Pós-doutor pela Universidade de Lisboa - Portugal em Sociedade, Comunicação e Cultura. Pesquisador Associado do Centro de Administração de Políticas Públicas, do Instituto de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, Portugal. Líder do Grupo de Pesquisa em Gerontecnologia UPF/CNPq e do Grupo de Pesquisa e-Statistic@ UPF. Primeiro Tesoureiro da Sociedade Brasileira de Gerontecnologia. Orientador de Mestrado e Doutorado, do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Pesquisador nas áreas de gerontologia e ensino, com ênfase em envelhecimento humano, educação de adultos, ambientes de interação e sentido no ciberespaço e sociedade, tecnologias de informação e comunicação, terapia com jogos virtuais e estatística educacional. Avaliador de instituições de educação superior do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do Ministério da Educação.

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Publicado

2024-03-13
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Como Citar

SOUZA, Raimundo Gomes de; PASQUALOTTI, Adriano. Influência da Idade e do Tempo Fora da Escola na Quantidade de Soluções Apresentadas em Criatividade Matemática. REMATEC, [s. l.], v. 19, n. 47, p. e2024008, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024008.id556. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/556. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos