Organização do ensino de estatística: o olhar dos professores do 5º e 6º ano

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024006.id559

Palavras-chave:

Formação de Professores, Atividade Orientadora de Ensino, Formação Continuada, Ensino da Estatística

Resumo

O presente artigo, resultado de uma pesquisa de mestrado, tem por objetivo compreender as manifestações dos professores sobre a organização do ensino da estatística no 5º e 6º ano do Ensino Fundamental em um curso de formação continuada, organizado a partir das ações geradas no projeto de extensão Oficina Pedagógica de Matemática (OPM). As ações na OPM são pautadas nos pressupostos da Atividade Orientadora de Ensino, fundamentada na Teoria Histórico-Cultural, como um modo de organização do ensino. A análise dos dados constituídos durante o curso e organizados por episódios e cenas revelou que os professores do 5º ano e 6º ano do ensino fundamental, preocupam-se com temas que despertem o interesse dos estudantes, no entanto, os professores do 5º ano encontram dificuldade em articular os conceitos estatísticos, limitando-se à interpretação de tabelas e gráficos, já os professores do 6º ano demonstraram dificuldade na busca por temas atrativos para os estudantes.

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Biografia do Autor

Valderez Aparecida Aluiz Amin, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Licenciada em matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Educação Especial Inclusiva - ênfase em Deficiência Múltipla pela Faculdade Unina, mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica - PPGFCET-UTFPR. Participa do grupo de estudo sobre a teoria Histórico-cultural, Teoria da Atividade e Atividade Orientadora de Ensino (GETHC), dedicando seus estudos e pesquisa em Educação Matemática, Atividade Orientadora de Ensino e Formação de Professores. Atua na área de ensino da matemática desde 2007.

Maria Lucia Panossian, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Bacharel e Licenciada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, licenciada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo, mestre e doutora em Educação na área de Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de São Paulo. Professora Adjunta do Departamento Acadêmico de Matemática na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Licenciatura em Matemática. Integrante do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da UTFPR- Curitiba. Tem experiência na área de ensino, tendo atuado como professora do ensino fundamental e médio por mais de 20 anos. Coordenadora do GT02 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM Gestão 2018-2021 e 2021-2024). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade Pedagógica - GEPAPe/USP e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores (GEForProf) atuando na linha Estudos sobre a teoria Histórico-cultural, teoria da atividade e atividade orientadora de ensino (GETHC), atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de conceitos matemáticos, aprendizagem, educação matemática, atividade orientadora de ensino e formação de professores.

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Publicado

2024-03-08
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Como Citar

AMIN, Valderez Aparecida Aluiz; PANOSSIAN, Maria Lucia. Organização do ensino de estatística: o olhar dos professores do 5º e 6º ano. REMATEC, [s. l.], v. 19, n. 47, p. e2024006, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024006.id559. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/559. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos