(Ir)racional: uma proposta dialética e imaginária para a aprendizagem matemática

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023033.id562

Palavras-chave:

Estudos do Imaginário, Psicologia Analítica, Educação, Educação Matemática, Etnomatemática

Resumo

Na intenção de somar à Educação Matemática e aos Estudos do Imaginário, este artigo propõe o conceito de (ir) racional como um produto da dialética entre a imaginação e a razão e, posteriormente, mapeia as possibilidades desse conceito no ensino e progresso matemático. A investigação ocorre em quatro etapas, sendo a primeira uma introdução ao conceito de Imaginário e suas estruturas Psicológicas; a segunda, uma exploração do aspecto psicológico e arquetípico da matemática e sua identidade irracional; a terceira consiste na proposição de uma dialética entre imaginação e razão para o ensino e progresso matemático; e a quarta e última seção aborda as coordenadas e desafios de um ensino que contemple a dimensão imaginária e cultural da matemática.

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Biografia do Autor

Pablo do Vale, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Psicólogo e mestre em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e pós-graduando latu sensu em Psicologia Escolar e Educacional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Walter Melo, Universidade Federal de São João del-Rei

Psicólogo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Doutor em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pós-doutorado pela Sorbonne. Professor Associado IV da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

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2023-10-22
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Como Citar

DO VALE, Pablo; MELO, Walter. (Ir)racional: uma proposta dialética e imaginária para a aprendizagem matemática. REMATEC, [s. l.], v. 18, n. 43, p. e2023033, 2023. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023033.id562. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/562. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos