A sistematização de novos saberes matemáticos por Alfredina de Paiva Souza

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n46.pe2023004.id568

Palavras-chave:

Expert, Matemática, Ensino, Formação de professores, História

Resumo

Este artigo tem por objetivo evidenciar a sistematização de novos saberes sobre o ensino de matemática produzidos por Alfredina de Paiva Souza, durante sua atuação como professora do Instituto de Educação do Rio de Janeiro. Para tanto, foram utilizadas como fontes de pesquisas o programa de ensino de Metodologia de Cálculo, as referências nele contida e algumas das produções de Alfredina. O cotejamento dessa documentação evidenciou que ao ser convocada para atuar na formação de professores e realizar investigações científicas na escola primária, Alfredina produziu e sistematizou novos saberes sobre o ensino de matemática. Suas ações pedagógicas resultaram na ênfase da contagem, leitura e escrita dos números antes das operações básicas e rompeu com o ensino e a aprendizagem dos algoritmos canônicos que ocupavam um lugar de destaque no ensino das operações, ao evidenciar diferentes significados para as operações de subtração, multiplicação e divisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nara Vilma Lima Pinheiro, Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT-Brasil)

Doutora em Ciências pelo Programa Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Membro do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT-Brasil). 

Referências

AGUAYO, A. M. Pedagogia Científica: psicologia e direção da aprendizagem. Tradução e notas de João Baptista Damasco Pena. Companhia Editora Nacional: São Paulo, 1936.

BURKE, P. O que é História do Conhecimento? São Paulo: Editora Unesp, 2016.

CARVALHO, D. Sociologia Educacional. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1940.

DIÁRIO CARIOCA. Vão organizar o programa de ensino do Instituto de Educação. Edição 04544, p. 8, 10 abr. 1943. Disponível em: https://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=093092_03&pasta=ano%20194&pesq=”Alfredina”&pagfis=12582.

GONÇALVES, M. C. A Cruzada Pedagógica pela Escola Nova e ação do professorado católico no Rio de Janeiro (final da década de 1920). Educação Unisinos (online), v. 22, n. 3, p. 279-280, 2018. DOI: https://doi.org/10.4013/edu.2018.223.06

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. A (ir)resistível institucionalização dos experts em educação. In: VALENTE, W. R. et al. (Org.). Experts: saberes para o ensino e para a formação de professores. 1 ed. São Paulo: Livraria da Física, p. 15-38, 2021.

Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos em sete anos de atividades. Separata da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 6, n. 16, p. 1-44, 1945.

LENNES, N. J. The teaching of arithmetic. New York: Macmillan, 1923.

NEWCOMB, R. S. Modern methods of teaching arithmetic. Boston: Houghton Miffin, 1926.

PHILLIPS, C. A. Modern methods and the elementary curriculum. New York: Century Co, 1923.

PINHEIRO, N. V. L. A Aritmética sob medida: a matemática em tempos da pedagogia científica. 224f. Tese (Doutorado em Ciências). Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/179942.

PINHEIRO, N. V. L. Teoria, prática e investigação: a matemática do ensino. Caminhos da Educação Matemática em Revista, (no prelo).

SOUZA, A. P. A matemática na escola primária: divisão. Rio de Janeiro: Oficina Gráfica Renato Americano, 1938.

SOUZA, Alfredina de Paiva. O ensino do Cálculo na Escola Primária: Problemas metodológicos. Rio de Janeiro: Imp. No Est. Gráfico “Apollo”, 1940. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/116092

SOUZA, Alfredina de Paiva. Metodologia do Cálculo. Revista de Educação Pública. Rio de Janeiro, v. I, n. 4, p. 604 – 620, 1943. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133437. Acesso em: 22 jul. 2021.

Downloads

Publicado

2023-11-08
Métricas
  • Visualizações do Artigo 53
  • PDF downloads: 44

Como Citar

PINHEIRO, Nara Vilma Lima. A sistematização de novos saberes matemáticos por Alfredina de Paiva Souza. REMATEC, [s. l.], v. 18, n. 46, p. e2023004, 2023. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n46.pe2023004.id568. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/568. Acesso em: 13 maio. 2024.