Lydia Condé Lamparelli em ação como expert: a produção da matemática para o ensino e formação de professores

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n46.pe2023005.id569

Palavras-chave:

Livro didático, matemática, currículo, ensino primário, expert

Resumo

Este texto analisa as ações de Lydia Lamparelli, professora de matemática, uma das responsáveis pela elaboração de referência curricular da década de 1970, no âmbito do que ficou conhecido como Movimento da Matemática Moderna. O artigo orienta-se pela questão: Que novos saberes foram elaborados por meio da expertise de Lydia Lamparelli consolidados na documentação curricular “Guias Curriculares Propostos para as matérias do núcleo comum do ensino do 1º. Grau - Matemática” do estado de São Paulo? Para responder à questão o texto ampara-se teórica e metodologicamente em categorias como expert e expertise, vindas de estudos sócio-históricos. Os resultados obtidos apontam para saberes que recuperam a intenção original do MMM: unificar o ensino de Matemática, levando à inclusão da Teoria dos Conjuntos como linguagem unificadora de toda a Matemática a estar presente na escola elementar. Lamparelli e sua equipe tomaram esse desafio construindo de um lado um novo modo de organização dos conteúdos, iniciando pela Geometria e, mais do que isso, elaborando um tratamento desse ramo matemático pela via dos conjuntos, introduzindo alunos na mobilização da linguagem conjuntista, sem que isso se constituísse, como faziam os livros didáticos em voga, em um capítulo extra, acomodados à organização tradicional do ensino de Matemática.

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Biografia do Autor

Wagner Rodrigues Valente, Universidade Federal de São Paulo

Possui graduação em Engenharia (Escola Politécnica) pela Universidade de São Paulo (1979) e Pedagogia pela Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes (1987), mestre em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo/ INRP- Paris (1997). Pós-Doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Livre Docente no Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo (2010). Professor da Universidade Nova de Lisboa, Portugal (2008/2009). Realizou estágio-pesquisa FAPESP na Université de Genève, Suíça, junto à Équipe de Recherche en Histoire des Sciences de l?Éducation (ERHISE) em 2015 e 2017. Presidente do GHEMAT Brasil - Grupo Associado de Estudos e Pesquisas em Historia da Educação Matemática (ghemat-brasil.com.br). Coordenador do GHEMAT-SP (ghemat.com.br). Professor Associado Livre Docente da Universidade Federal de São Paulo. Coordenador pelo lado brasileiro de projeto de cooperação internacional CAPES-GRICES (Brasil-Portugal) (2006-2009).Coordenador pelo lado brasileiro de projeto de cooperação internacional CAPES-COFECUB (Brasil-França) (2014-2017). Professor Visitante da Universidade de Múrcia, Espanha, em 2019. Presidente da Comissão Científica do XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática (Curitiba, 2013). Membro da Diretoria Nacional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (2011-2013). Coordenador de Matemática do Projeto Livres - Banco de Dados de Livros Escolares Brasileiros (1810 a 2005). Editor do International Journal for Research in Mathematics Education - RIPEM (2011-2013). Co-editor do International Journal for Research in Mathematics Education - RIPEM (2013-2016). Co-chair do II Congresso Iberoamericano de História da Educação Matemática (México, 2013). Membro do Comitê de Avaliação Externa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal, desde 2011. Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de História da Matemática (2015-2019). Editor da HISTEMAT - Revista de História da Educação Matemática. Editor do Boletim Acervo, do Centro de Documentação do GHEMAT-SP. Coordenador Adjunto do PNLD 2023. Coordenador de Projeto Temático FAPESP (2007-2023). Na pesquisa investiga principalmente os seguintes temas: livro didático de matemática, didática da matemática, história da educação matemática, história da matemática, saber profissional do professor de matemática

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2023-11-08
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Como Citar

VALENTE, Wagner Rodrigues. Lydia Condé Lamparelli em ação como expert: a produção da matemática para o ensino e formação de professores. REMATEC, [s. l.], v. 18, n. 46, p. e2023005, 2023. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n46.pe2023005.id569. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/569. Acesso em: 28 abr. 2024.