O GeoGebra no estudo da reta e circunferência com estudantes de licenciatura em matemática

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n37.p123-139.id281

Palavras-chave:

Formação de professores, GeoGebra, Ensino de matemática, Geometria analítica

Resumo

Este artigo, proveniente de investigações realizadas pelo Grupo de Pesquisa em História, Educação e Matemática na Amazônia (GHEMAZ), tem como objetivo apresentar contribuições do uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de matemática. A experimentação aqui retratada foi desenvolvida com alunos de graduação e pós-graduação do curso de licenciatura em matemática e refere o uso do GeoGebra no estudo da reta e circunferência. Tomamos como aporte teórico os pressupostos do ensino por atividades e dos registros de representação semiótica. Ao final da investigação, podemos perceber contribuições da utilização do software GeoGebra principalmente na relação entre características da expressão algébrica desses objetos e suas representações no plano de coordenadas cartesianas. Concluímos que a utilização desse tipo de tecnologia (geometria dinâmica) promove um amadurecimento do conhecimento dos alunos, o que permite a estes identificar características e propriedades do objeto seja a partir de sua equação ou de sua representação geométrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lucas Benjamin Barbosa Souza, Universidade do Estado do Pará

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática - Universidade do Estado do Pará (PPGEM-UEPA). Professor de Matemática – Colégio Ideal

Natanael Freitas Cabral, Universidade do Estado do Pará

Doutor em Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC- RJ) – Professor efetivo da Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Referências

ALVARES, G. S.; SOARES, A. B. Geometria Dinâmica: um estudo de seus recursos, potencialidades e limitações através do software Tabulae. 2003. Disponível em:<http://www.javasoft.com.br/academic/sbc2003/arq0121.pdf>. Acesso em: Julho/2020.

BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. Belo Horizonte. MG: Autêntica 2007.

DALLEMOLE, J. J.; GROENWALD, C. L. O. Geometria Analítica e os Registros de Representação Semiótica. VIII Conferência Interamericana de Educação Matemática, CIAEM. Anais... Recife, PE. 26 a 30, Jun. 2011.

DALLEMOLE, J. J.; GROENWALD, C. L. O. A Geometria Analítica e algumas Tendências Metodológicas para seu processo de Ensino e Aprendizagem. VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Anais... ULBRA – Canoas, RS. 16 a 18, Out. 2013.

DUVAL, R. Semiósis e Pensamento Humano: Registros semióticos e aprendizagens intelectuais. São Paulo: Livraria da Física, 2009.

DUVAL. Registros de Representações Semióticas e Funcionamento Cognitivo da Compreensão em Matemática. In: Machado, S. D. A. (Org.). Aprendizagem em Matemática: Registros de Representação Semiótica. Campinas, SP: Papirus, 2003.

LUDKE, M.; ANDRE, M. Pesquisa em educação: Abordagens qualitativas. Editora Vozes, 1986.

MENDES, I. A; SÁ, P. Matemática por atividades: sugestões para sala de aula. Natal: Flecha do Tempo, 2006.

OLIVEIRA, L.T; SÁ, T. Uma análise das contribuições dos Registros de Representação Semiótica para a Educação Matemática. X Encontro Nacional de Educação Matemática, ENEM – Salvador, BA. 7 a 9, jul. 2010.

PANTOJA, L. F. L; CAMPOS, N.; SALCEDOS, R. A Teoria dos Registros de Representações Semióticas e o estudo de Sistemas de equações algébricas lineares. VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática, ULBRA – Canoas, RS. 16 a 18, out. 2013.

PONTE, J. P.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações matemáticas na sala de aula. Belo horizonte: Autêntica, 2006.

SÁ, P. Atividades para o ensino de matemática no nível fundamental. Belém: EDUEPA, 2009.

SANTOS, R. Tecnologias Digitais na sala de aula para aprendizagem de conceitos de Geometria Analítica: Manipulações no software GRADEQ. 2008. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), Porto Alegre. 2008.

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 21. Ed. São Paulo, SP: Cortez, 2000.

VALENTE, J. A. O computador na sociedade do conhecimento. In: Núcleo de informática aplicada à educação. Campinas: Unicamp, 1999.

Downloads

Publicado

2021-01-18
Métricas
  • Visualizações do Artigo 163
  • PDF downloads: 78

Como Citar

BARBOSA SOUZA, Lucas Benjamin; FREITAS CABRAL, Natanael. O GeoGebra no estudo da reta e circunferência com estudantes de licenciatura em matemática. REMATEC, [s. l.], v. 16, n. 37, p. 123–139, 2021. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n37.p123-139.id281. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/57. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos