Construção e Desconstrução Geométrica: gestos intelectuais fundamentais para a aprendizagem da geometria

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n48.e2024004.id591

Palavras-chave:

Aprendizagem da Matemática, Educação Matemática, Teoria dos Registros de Representação Semiótica, Teoria Cognitiva

Resumo

Este trabalho é pertinente ao domínio da Educação Matemática, pois aborda a Geometria imersa em um novo cenário teórico de aprendizagem. Tem por objetivo trazer reflexões que possam contribuir para consolidar o ensino das construções e desconstruções geométricas como requisito auxiliar básico à aprendizagem da Geometria. Este trabalho fundamenta-se na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. Metodologicamente alinha-se a uma pesquisa qualitativa-bibliográfica tecendo uma reflexão, majoritariamente, sobre trabalhos de pesquisadores como Elenice de S. L. Zuin e Raymond Duval, contemplando ainda obras de outros autores. Por fim, a pesquisa mostra suscintamente as mudanças na trajetória das construções geométricas na educação brasileira, realça o valor heurístico da desconstrução geométrica e induz que a prática desses gestos intelectuais pode mitigar danos cognitivos no conhecimento geométrico do sujeito. Atitude que pode favorecer o aprendizado da Geometria com consequente redução do custo cognitivo à compreensão da Matemática.

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Biografia do Autor

Adalbert Cans, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Matemática – Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGECT/UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Méricles Thadeu Moretti, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Didática da Matemática – Universidade de Estrasburgo (UNISTRA). Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGECT/UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. 

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2024-02-09
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Como Citar

CANS, Adalbert; MORETTI, Méricles Thadeu. Construção e Desconstrução Geométrica: gestos intelectuais fundamentais para a aprendizagem da geometria. REMATEC, [s. l.], v. 19, n. 48, p. e2024004, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n48.e2024004.id591. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/591. Acesso em: 11 maio. 2024.