Conexão entre múltiplas representações em atividades de função polinomial do 1º Grau

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n.p310-325.id483

Palavras-chave:

Múltiplas Representações, Teoria dos Registros de Representação Semiótica, Função Polinomial do 1º Grau

Resumo

O presente artigo apresenta 3 (três) das atividades componentes de uma pesquisa de mestrado que está fundamentada nos referenciais das Múltiplas Representações e na Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Considerando que os objetos matemáticos são acessíveis somente por representações e que não podemos confundir o objeto matemático com sua representação (Duval,2009), o objetivo da pesquisa  foi investigar a mobilização de representações em diferentes registros do objeto  matemático Função  Polinomial do 1° Grau , com alunos do 1° ano do Ensino Médio em uma escola da Rede Pública do Norte do Paraná .A pesquisa denominada qualitativa apresentou os instrumentos de coletas de informações  anotações em diário de campo da pesquisadora- , gravações em áudio e protocolo dos estudantes.As interações dialógicas ocorridas no desenvolvimento das atividades,permitiram a inferência das Funções Pedagógicas (Ainsworth,2006) de complementar, restringir e/ou aprofundar a cada nova representação em conexão com a atividade cognitiva de conversão.

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Biografia do Autor

Renata Aparecida de Faria, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática – PECEM - Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Carlos Eduardo Laburú, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Educação – Universidade de São paulo (USP), São Paulo, Brasil. Professor pelo Departamento de Física da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Londrina.

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Publicado

2021-02-02
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Como Citar

APARECIDA DE FARIA, Renata; LABURÚ, Carlos Eduardo. Conexão entre múltiplas representações em atividades de função polinomial do 1º Grau. REMATEC, [s. l.], v. 16, p. 310–325, 2021. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n.p310-325.id483. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/77. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos