Reflexão sobre o processo de elaboração de tarefas de geometria espacial em um movimento formativo de professores

Autores/as

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n37.p97-122.id280

Palabras clave:

Conhecimento do professor, Formação Continuada, Software de Geometria Dinâmica, Ensino de Geometria

Resumen

Tarefas sobre Geometria Espacial são fundamentais na formação de professores. Neste artigo, buscou-se analisar o processo de elaboração de tarefas investigativas sobre o ensino de geometria espacial, com o uso do software GeoGebra por professores de matemática durante um processo formativo. Professores de matemática participaram de um curso de extensão sobre construções geométricas com o uso do software GeoGebra para a Educação Básica, em uma universidade pública federal brasileira. Os dados foram produzidos por meio de filmagem e posteriormente transcritos para análise. Identificou-se que os grupos com mais integrantes e/ou que eram formados por professores com experiências profissionais e habilidades distintas favoreceram as discussões durante a elaboração da tarefa. Além disso, a ação de professores em pares ou grupos, a discussão e a socialização das reflexões e das ideias intensificaram o processo de construção da base de conhecimentos STAMPK.

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Biografía del autor/a

Vinícius Pazuch, Universidade Federal do ABC

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Professor Adjunto do Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC) da Universidade Federal do ABC (UFABC).

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Publicado

2021-01-18
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Cómo citar

VARELA GARCIA LECRER, Ohanna Peres; PAZUCH, Vinícius. Reflexão sobre o processo de elaboração de tarefas de geometria espacial em um movimento formativo de professores. REMATEC, Belém, vol. 16, n.º 37, p. 97–122, 2021. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n37.p97-122.id280. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/56. Acesso em: 14 may. 2024.

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos