A REMATEC - Revista de Matemática, Ensino e Cultura é uma publicação gratuita do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará (UFPA). O GPSEM é coordenado pelos professores Iran Abreu Mendes e Carlos Aldemir Farias da Silva, ambos da UFPA. Os artigos, resenhas e entrevistas são publicados, após avaliação, em Fluxo Contínuo, em especial, aqueles que se atêm às áreas de Educação, Ensino, Cultura e Educação Matemática e Científica, numa perspectiva inter-transdisciplinar. Além disso, publica dossiês temáticos organizados por professores pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras. A revista tem por propósito dar visibilidade à produção científica nas áreas mencionadas, como uma via de difusão dos resultados de investigações realizadas por pesquisadores e/ou grupos de pesquisa nacionais e internacionais.
10.37084 | 1980-3141 | e- 2675-1909 | A4
AVISOS
Prezados autores e leitores, como tendência internacional da publicação científica, a partir de 2023, a REMATEC (Revista de Matemática, Ensino e Cultura) - passará a ser de fluxo contínuo (Rolling Pass), com paginação seguindo o formato e-location, agilizando as publicações e as avaliações dos artigos submetidos a este periódico científico. Como é do conhecimento de todos, a REMATEC é um periódico aberto ao público e não cobra taxa de submissão nem de processamento de artigos (APC). Contudo, devido a não contarmos com nenhum tipo de financiamento para cobrir as despesas relacionadas ao DOI (Digital Object Identifier) dos artigos, junto à CrossRef, e a diagramação, feita por um profissional, solicitamos a contribuição de R$ 100,00 (cem reais) para cobrir parte das despesas, por ocasião do aceite do artigo ou da resenha para publicação.Edição Atual
v. 19 n. 47 (2024): Fluxo Contínuo
Artigos Científicos
-
O papel da intuição no ensino da matemática segundo Felix Klein
Visualizações do artigo: 101 PDF downloads: 109 -
Movimentos do trabalho pedagógico em relação à formulação/reformulação/elaboração de problemas de matemática
Visualizações do artigo: 56 PDF downloads: 33 -
Etnomatemática e Modelagem na gramatura de tecido como tema gerador na Educação de Jovens e Adultos
Visualizações do artigo: 65 PDF downloads: 46 -
Uma Sequência Didática de Educação Financeira sobre Consumo na perspectiva da Educação Matemática Crítica
Visualizações do artigo: 186 PDF downloads: 81 -
Binary Numeration: From Ancient Egypt to a 19th Century French Mathematical Recreation
Visualizações do artigo: 236 PDF downloads: 51 -
Organização do ensino de estatística: o olhar dos professores do 5º e 6º ano
Visualizações do artigo: 51 PDF downloads: 36 -
Influência da Idade e do Tempo Fora da Escola na Quantidade de Soluções Apresentadas em Criatividade Matemática
Visualizações do artigo: 24 PDF downloads: 19 -
O Tabuleiro de Xadrez de John Napier para um estudo da operação de divisão
Visualizações do artigo: 68 PDF downloads: 27 -
Trilhando Caminhos Matemáticos: o papel da leitura e escrita na compreensão de geometria, grandezas e medidas
Visualizações do artigo: 6 PDF downloads: 1