Resolução de problemas e expressões numéricas: o quadro dos quatro quatros e o nunca dois e números binários

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n15.p163-177.id291

Palavras-chave:

Quadro dos Quatro Quatros, Nunca Dois e Números Binários, Expressões Numéricas, Resolução de Problemas

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar os recursos didáticos O Quadro dos Quatro Quatros e o Nunca Dois e Números Binários, que podem contribuir na resolução de problemas que recaem em expressões numéricas e sua funcionalidade. Os recursos são provenientes de um projeto de extensão desenvolvido no Laboratório de Ensino de Matemática na UNIFESSPA, em 2015, e, de uma atividade de ensino realizada com uma turma de Pedagogia na UNESP-Campus de Bauru, em 2019.  Os recursos são caracterizados como de manipulativos e inclusivos. Como fundamentação teórica, se utilizou os estudos de Sternberg (2008) sobre os passos do Ciclo da solução de problemas e os obstáculos de Configuração Mental. Observamos que estas atividades de ensino se mostram como importantes aliadas para o estímulo do raciocínio lógico e desenvolvimento de estratégias, apreensão e direcionamento para o uso correto dos sinais de operação e sinais de associação, e da mudança de base entre números binários e decimais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

CURY, Helena Noronha; DA SILVA, Priscila Nitibailoff. Análise de erros em resolução de problemas: uma experiência de estágio em um curso de licenciatura em matemática. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 1, n. 1, 2008. DOI: https://doi.org/10.3895/S1982-873X2008000100006

FERREIRA, A.L.; CORRÊA, E.M.M.; BORON, F.C.S.; SILVA, M. E. C. O ensino da matemática para portadores de deficiência visual, 2010.

MOLLOSSI, L. F.S.B. Educação Matemática no Ensino Fundamental: Um estudo de caso com estudante cego, Joinville, 2013. Disponível em: <http://pergamumweb.udesc.br/dados-bu/00001a/00001ad9.pdf> Acesso em: março de 2020.

MOURA, Graziella Ribeiro Soares. Crianças com dificuldades em resolução de problemas matemáticos: avaliação de um programa de intervenção. 2007, 159 f. Tese (Doutorado em Educação do Indivíduo Especial) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2007. Disponível em:

<http://www.bdtd.ufscar.br/htdocs/tedeSimplificado//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1678>. Acesso em: março de 2020.

PIROLA, N. A. Solução de problemas geométricos: dificuldades e perspectivas. 2000. 245f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.

SANTOS, Bianca Kariny Fernandes dos. SOARES, Narciso das Neves. Leitura e Matemática: potencializando textos de malba tahan na forma de materiais curriculares educativos. In: Anais da Jornada de Estudos em Matemática – JEM. UNIFESSPA. Marabá-Pará. 2015.

SANTOS, Bianca Kariny Fernandes dos. Vida e obra de malba tahan e sua potencialidade para o ensino e aprendizagem de matemática. Trabalho de Conclusão de Curso. UNIFESSPA. 2017.

STERNBERG, R. J. Psicologia Cognitiva. 4ª ed. Porto Alegre. Artmed, 2008.

TAHAN, M. O Homem que Calculava. Ed. Record, 40ª ed. 1995.

Williams, W. M., & Sternberg, R. J. Group intelligence: Why some groups are better than others. Intelligence, Volume 12, 1988. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.1016/0160-2896(88)90002-5

<https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/0160289688900025>. Acesso em 20 de março de 2020.

Downloads

Publicado

2020-12-05
Métricas
  • Visualizações do Artigo 183
  • PDF downloads: 166

Como Citar

NEVES SOARES, Narciso das; PIROLA, Nelson Antonio. Resolução de problemas e expressões numéricas: o quadro dos quatro quatros e o nunca dois e números binários. REMATEC, [s. l.], v. 15, n. 35, p. 163–177, 2020. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n15.p163-177.id291. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/100. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos