Um Estudo sobre o Ensino de Poliedros por Atividades

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n15.p228-244.id295

Palavras-chave:

experiência didática, poliedros, ensino por atividade, manipuláveis

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida com discentes do 3º ano do ensino médio de uma escola pública federal no município de Tucuruí no Estado do Pará no Brasil, que objetivou analisar a validade de conclusões elaboradas por estudantes sobre aspectos de Poliedros a partir da realização de atividades experimentais sem que o professor tivesse apresentado o assunto anteriormente. O experimento obedeceu aos seguintes momentos: diagnóstico, elaboração das atividades, aplicação das atividades e análise dos resultados. A análise dos resultados obtidos apontou que o ensino por atividade juntamente com uso de materiais manipuláveis possibilitou que os discentes enunciassem conclusões válidas sobre propriedades dos Poliedros. Além disso, foi observado que no experimento em questão, ocorreu uma maior compreensão na aprendizagem dos discentes durante a descoberta de relações/propriedade na exploração do objeto matemático estudado e as conclusões produzidas pelos participantes foram comparadas com resultados encontrados em livros didáticos do ensino médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

CORRÊA, J. N. P. O Ensino de Poliedros por Atividades. 2019. 354f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade do Estado do Pará, PA, Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, Belém, 2019.

DANTE, Luiz Roberto. Matemática: Contexto & Aplicações: Ensino Médio, 3. ed. São Paulo: Ática, 2016.

DOLCE, O.; POMPEO, J. N., Fundamentos de Matemática Elementar - Volume 10, 4ª edição. São Paulo. Editora ATUAL. 1985.

IEZZI, Gelson.; DOLCE, Osvaldo.; DEGENSZAJN, David.; PÉRIGO, Roberto.; ALMEIDA, Nilze de. Matemática: Ciência e Aplicações: Ensino Médio, volume 2. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

LEONARDO, Fabio Martins de. Conexões com a Matemática. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2016.

LIMA, E. L. O teorema de Euler sobre poliedros. In: Meu Professor de Matemática e outras Histórias - Coleção do Professor de Matemática, Sociedade Brasileira de Matemática. Rio de Janeiro: IMPA, 1991a.

LIMA, E. L. et al. A Matemática do Ensino Médio - Volume 2, SBM Coleção do Professor de Matemática. 6ª Edição (2006). Rio de Janeiro.

SÁ, Pedro Franco de. Atividades para o ensino de Matemática no ensino fundamental. Belém: EDUEPA, 2009.

SÁ, Pedro Franco de. Possibilidades do ensino de matemática por atividades. Belém: SBEM-PA, 2019. Disponível em http://sinepem.sbempara.com.br/file/V7.pdf.

PAIVA, Manoel. Matemática: Paiva. 3.ed. São Paulo: Moderna, 2015.

Downloads

Publicado

2020-12-05
Métricas
  • Visualizações do Artigo 182
  • PDF downloads: 197

Como Citar

PANTOJA CORRÊA, João Nazareno; PEREIRA, Ducival Carvalho. Um Estudo sobre o Ensino de Poliedros por Atividades. REMATEC, [s. l.], v. 15, n. 35, p. 228–244, 2020. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n15.p228-244.id295. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/104. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos